Com o dólar subindo 1% hoje, os ADRs de empresas brasileiras em Nova York estão fazendo o que se espera:  todos em leve queda.

Mas, curiosamente, as companhias brasileiras que listaram seus papéis apenas em Nova York estão destoando do coro e operando em alta — em linha com o S&P 500 e o Dow Jones — como se fossem ativos americanos.

A anomalia foi notada pelo Safra Securities num email enviado a clientes. O comportamento é incomum porque, apesar de listadas apenas em Nova York, essas empresas — nomes como XP, Stone, PagSeguro e Afya — também tem seus fluxos de caixa integralmente em reais, e portanto estão expostas à mesma fraqueza do câmbio que atinge suas primas pobres.

Também é impossível fazer comparações históricas pelo simples fato de que, dois anos atrás, nenhuma dessas empresas estava listada lá fora.

Por enquanto, trata-se de uma observação de apenas um dia de pregão, mas será interessante observar se este descolamento perdura no tempo. Se isso acontecer, essa dinâmica pode se tornar mais um incentivo para empresas brasileiras listarem lá fora.

Por volta das 14h, o S&P sobe 0,32%. A XP sobe 1,32%, PagSeguro sobe 1,45% e Afya, 2,14%.