A Via Varejo acaba de comprar 16,6% do Distrito, uma plataforma aberta de inovação que ajuda empresas na transformação digital e conexão com startups.

A transação vai permitir que a dona da Casas Bahia e Pontofrio acelere seu processo de transformação digital num momento de forte digitalização do varejo brasileiro e de concorrência clique a clique no setor. 

O investimento de seed money é o primeiro recebido pelo Distrito, que em seis anos construiu um ecossistema de inovação que tem mais de 300 startups residentes em seus quatro hubs, fez 21 investimentos e atende 65 grandes corporações.

O Distrito mapeia e monitora mais de 13 mil startups no Brasil e boa parte do mercado global de empresas de tecnologia.

De imediato, a ideia é que o Distrito ajude a Via Varejo a buscar novas oportunidades de investimento em startups — um caminho cada vez mais essencial para a sobrevivência das empresas da velha economia.

“Ao invés de olhar startup por startup, por que não nos conectarmos com o maior ecossistema do Brasil e conseguir ver todas as oportunidades de uma só vez?” disse Roberto Fulcherberguer, o CEO da Via Varejo. 

Há uma semana, a Via Varejo comprou a i9XP, uma startup focada em tecnologia para o marketplace; há sete meses, adquiriu a ASAPLog, especializada em logística; e um pouco antes, comprou o controle da carteira digital BanQi. (Desde a aquisição, a ASAPLog já se tornou a maior transportadora de ‘last mile’ da varejista).

A Via Varejo não informou o valor da transação; o contrato não inclui nenhuma opção de compra para o restante do capital. 

Fulcherberguer disse que a Via Varejo optou por investir no Distrito ao invés de apenas se associar ao ecossistema porque viu uma oportunidade grande de acelerar a expansão da startup — que até agora vinha crescendo apenas com sua própria geração de caixa.

O Distrito vai usar os recursos para investir em novas plataformas digitais para conectar startups a empresas, tecnologia de mapeamento de dados, e para lançar novos produtos. Eventualmente, também estuda fazer aquisições.

“É um ganha ganha,” disse Gustavo Araujo, o co-fundador do Distrito. “Vamos ajudar a Via Varejo a resolver diversos problemas com nossas conexões, ao mesmo tempo em que eles vão nos ajudar a crescer e gerar um universo de oportunidades para os nossos empreendedores residentes.”

O Distrito foi fundado em 2014 por Araujo — que fez carreira em empresas como Microsoft e Sony — e Gustavo Gierun — que trabalhou na B3, Itaú e Banco Pine. Os dois se conheceram investindo como anjos em startups.

Uma aliança com a KPMG ajudou o Distrito a levar inovação à corporações e a abrir o Distrito Spark CWB, hub de inovação em Curitiba; o Distrito Fintech, hub de inovação para serviços financeiros; e o Distrito Healthtech, dedicado a startups de saúde em parceria com o Hospital das Clínicas.