A marca japonesa ASICS está abraçando o modelo de franquias no Brasil para alcançar corredores e maratonistas fora do eixo Rio-São Paulo.
A primeira loja franqueada da marca será em Curitiba e deve ser inaugurada no final deste mês. O franqueado é um empresário local do meio esportivo.
A ASICS – acrônimo em latim de Anima Sana in Corpore Sano (mente sã, corpo são) – planeja mais 10 lojas até o final do ano. A companhia está avaliando franqueados para as próximas unidades que já tenham experiência no varejo e conhecimento do mercado esportivo.
Hoje a marca atua com lojas próprias – 17 no Brasil e 13 no restante da América Latina – o canal online e varejistas multimarca como a Centauro e Decathlon.
“Nossas lojas no Brasil estão muito focadas no eixo São Paulo-Rio. Queremos expandir esses pontos de contato com o consumidor de maneira mais regional,” Alexandre Fiorati, o CEO da ASICS América Latina, disse ao Brazil Journal. “As lojas franqueadas vão nos permitir ter essa capilaridade.”
A ASICS mapeou 25 cidades-chave, incluindo capitais do Nordeste, Centro-Sul e grandes cidades do interior do Sudeste em que a marca não tem participação relevante no varejo. O objetivo é estar presente em todas elas em até dois anos e, com isso, mais que dobrar o número de lojas no País.
“O modelo de franquia é muito estruturado em termos legais e operacionais no Brasil,” disse Fiorati. “A legislação brasileira define muito bem os direitos e deveres de franqueado e franqueador, o que dá segurança jurídica para ambas as partes fazerem o investimento.”
Metade dos produtos da ASICS no Brasil vem de fora, e a outra metade é fabricada por três empresas calçadistas de white label do Rio Grande do Sul. Os produtos topo de linha são importados, com itens na faixa dos R$ 1.500.
Cerca de 70% dos tênis da marca atendem a categoria running, focada em corredores e maratonistas. A prática esportiva ganhou um novo impulso depois da pandemia, com a explosão de assessorias para treinos em parques e áreas públicas e de corridas em todo o País.
Estima-se que haja cerca de 8 mil provas no Brasil. Nessa nova fase, a ASICS planeja expandir também suas corridas proprietárias. Hoje ela promove duas meia maratonas, uma no Rio e outra em São Paulo, e pretende patrocinar mais provas regionais.
“As lojas franqueadas também vão atuar como pontos de encontro do corredor, onde ele pode estar em contato com assessorias de treinos, retirar kit de provas e manter relacionamento com a marca,” disse Fiorati.