A Tenda vai chamar uma assembleia de acionistas para votar a retirada de sua poison pill do estatuto, um pedido de sua principal acionista, a Polo Capital.

poison pill obriga o acionista que atingir 30% do capital a fazer uma oferta por toda companhia. A Polo tem hoje 20% da empresa.

“Diante do preço atual da ação da Tenda, achamos que é mais importante ter o suporte de acionistas que queiram apoiar a empresa e seu plano de negócios do que ter uma poison pill,” Claudio Andrade, o sócio da Polo e chairman da Tenda, disse ao Brazil Journal. “Nós não queremos promover mudanças no conselho nem na diretoria. Estamos de acordo com o plano da companhia e queremos apoiá-lo para que as metas delineadas sejam alcançadas.”

Na visão da Polo, uma participação de 30% já é uma posição de controle, ainda que minoritário. “Então se a poison pill não está evitando isso, talvez seria melhor não ter criado a cláusula, que traz um ônus e afasta quem quer ter mais exposição econômica à empresa”, disse Claudio. “O momento não é de afastar, mas de atrair quem quer dar suporte.”

A ação da Tenda começou a desabar em março, depois da divulgação dos resultados do quarto tri de 2021, que mostrou uma explosão dos custos e perda de produtividade. De lá para cá, a ação acumula queda de 55%. A companhia vale R$ 588 milhões na Bolsa.

No resultado seguinte, o primeiro tri deste ano, a empresa mostrou uma queima de caixa acelerada, que já apareceu mais contida no resultado do segundo trimestre. A empresa segue reportando prejuízo.

A estratégia da Tenda tem sido focar no repasse dos reajustes de preço, ainda que isso signifique menor volume de vendas, para preservar a chamada margem REF – um indicador que mostra a ‘margem a apropriar’ e sinaliza aumento do patamar futuro de margem bruta.

Claudio disse que espera o apoio de outros acionistas da Tenda para a retirada da poison pill.  Entre os acionistas relevantes estão Pátria (10%); Velt (5,7%),  Indie Capital (5,2%) e Oceana (5,2%) .

Perto das 13hs, a ação da Tenda negociava ao redor de R$ 5,75, queda de quase 3%.