Num País em que muitos políticos falam em tirar gente da pobreza e eliminar a miséria, é difícil pensar em algo que tenha feito mais pelos vulneráveis do Brasil do que o Plano Real, que hoje completa 30 anos.

Enquanto os planos de estabilização anteriores usaram a força bruta do congelamento e cometeram arbitrariedades ensandecidas – como a expropriação do dinheiro nas contas bancárias – o Real usou inteligência, planejamento e esclarecimento, e foi adotado por todos.

O Real mudou tudo.

Os brasileiros com menos de 40 anos hoje não viveram a hiperinflação. Não sentiram na pele o que era uma economia desorganizada, ilógica, em que a correção monetária ditava, sozinha, a alocação de recursos.

É para contar esta história que o Brazil Journal fez A Moeda que Vingou – Como o Real transformou o Brasil, um documentário em quatro capítulos que comemora este nosso suado triunfo institucional.

Para não nos esquecermos da importância de proteger a moeda e de sermos vigilantes com a coisa pública.

A inflação é o maior imposto sobre o pobre, e o Real salvou milhões de brasileiros desta injustiça.

É reconfortante que esta comemoração aconteça com Fernando Henrique Cardoso ainda vivo, ainda que não em sua melhor forma. Este talvez tenha sido o presidente que mais mudou a cara do Brasil: do Plano Real às privatizações, do saneamento dos bancos públicos à organização das contas públicas.

Pegos na contramão da História, os opositores do Real continuam tentando reescrevê-la, relativizando os méritos do Plano e fingindo não ver que ele foi o grande  divisor de águas da nossa história moderna.

É para estes negacionistas que dedicamos este documentário – mas também aos brasileiros que acham que a estabilidade de preços e a inflação de 4% ao ano nascem em árvores.

Assista ao primeiro episódio.

O documentário foi produzido pela Axon Content e tem o patrocínio da Edge e do Banco Daycoval.