A Unilever vai vender 100% de suas pastas de dente em tubos recicláveis — substituindo as embalagens de plástico e alumínio por um novo material feito de polietileno de alta densidade, um tipo de plástico facilmente reciclável.

O material será também mais fino disponível no mercado de creme dental (com 220 mícrons), o que reduzirá a quantidade de plástico necessária para cada tubo. 

A companhia — dona de marcas como Signal e Closeup — disse que passou quatro anos desenvolvendo os novos tubos recicláveis, que chegarão às gôndolas das farmácias no final deste ano. Em 2025, a Unilever quer que todas as suas pastas já estejam nos novos tubos.

A troca de embalagem começará pela França e Índia, dois dos maiores mercados da Unilever no mundo, e gradativamente a inovação será levada aos outros países em que a empresa opera.

Samir Singh, o vp de ‘oral care’ da Unilever, disse que a mudança é importante dado que a poluição do plástico é “sem dúvida” um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo.

“Podemos ver o impacto no nosso planeta todos os dias, incluindo os bilhões de tubos de pasta de dente que são jogados nos aterros todos os anos,” disse ele.

O anúncio da Unilever é o mais recente por parte de uma empresa que pratica os fundamentos do ESG desde muito antes do ESG se tornar um imperativo. 

A prova final: para acelerar a transformação na indústria, a Unilever vai disponibilizar a inovação para qualquer concorrente interessado.