Além de colocar em prática um plano de reabertura da economia amplamente elogiado, o governo gaúcho está acertando na forma de comunicá-lo.  

Com a população exausta pelas tristes estatísticas da pandemia, o Rio Grande do Sul está apostando na emoção para mobilizar a sociedade e transformar um assunto árido num movimento de união.

O primeiro videoclipe sobre o “distanciamento controlado” entrou no ar hoje.

A letra é uma paródia da tradicional música gaúcha “Não podemos se entregá pros home”, de Leopoldo Rassier, agora transformada em “Não podemos se entregar ao corona de jeito nenhum.”  A nova letra foi escrita por Fabio Bernardi, um publicitário gaúcho que trabalhou no projeto pro bono. A campanha para o governo gaúcho foi assinada pela agência BriviaDez.

 
O refrão diz, “Bota a máscara/Segue o protocolo/Cuida de ti, da região, do Estado inteiro.”  (Veja o clipe abaixo)

O governo comprou os direitos da música e convidou artistas de todos os gêneros — sertanejo, rock, pop e gauchesco — para mostrar que a campanha é uma causa comum.

A música — interpretada por celebridades gaúchas como Renato Borghetti, Serginho Moah e Neto Fagundes — fala de resistência, união e bravura frente à adversidade.

Um próximo vídeo mostrará pessoas comuns aderindo ao movimento.

Boas ideias como esta existem para ser copiadas.

Se querem mesmo a reabertura da economia e se preocupam com a saúde, tanto os estados quanto o Governo Federal têm que partir do discurso à prática mostrando que têm método, não só garganta.