A Sabesp fechou o contrato com os bancos que vão coordenar sua oferta de ações, que levará à privatização da companhia de saneamento do Estado de São Paulo.

A Sabesp contratou o BTG Pactual (coordenador-líder), o Bank of America (agente estabilizador), o Citi e o UBS BB. 

Segundo uma fonte a par do assunto, a estimativa é de que a oferta movimente de R$ 10 bilhões a R$ 20 bilhões, mas a estrutura da transação ainda não foi definida.

“Não se sabe ainda quanto vai ser primário, quanto secundário, e o percentual que o Estado vai ficar no minuto seguinte,” disse essa fonte. 

A expectativa, no entanto, é que a operação aconteça entre o final do primeiro e o início do segundo semestre de 2024. 

O modelo da operação será o mesmo da Eletrobras e da Copel, com o Estado diluindo sua participação na oferta a ponto de perder o controle da companhia. Hoje, o Estado de São Paulo tem 50,3% do capital total da companhia. 

“Se tiver uma operação para sair no ano que vem, eu acho que é essa. Ela já passou pelos principais ritos e tem demanda,” disse uma fonte que participa da operação. “Mas é uma privatização, sempre tem risco.”

Além dos bancos de investimento, a Sabesp contratou a assessoria Laplace com um ‘deal adviser’

Na prática, o papel da Laplace será o de um “watchdog do processo, um organizador e facilitador para todos os stakeholders da companhia,” segundo uma fonte próxima à operação.