Vanessa Rahal Canado, assessora especial do Ministro da Economia para assuntos relacionados à reforma tributária, está deixando o cargo. 

11430 bff94f31 ad4b 8a80 d474 bef999fb7004A exoneração deve ser publicada na segunda-feira, mas a saída já vinha sendo conversada com Paulo Guedes desde o início deste ano.

Os dois formaram uma dupla improvável, mas dinâmica. Reza a lenda que sempre que setores empresariais batiam à porta do Ministério buscando um novo incentivo fiscal, PG mandava Vanessa pra reunião: “Vai lá que eles desistem rapidinho…” 

Uma de suas inovações foi obrigar outros Ministérios a preencher um “formulário”, cujo cabeçalho já alertava que o Governo tem que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO e a PEC Emergencial. (Para bom entendedor, meio formulário basta.)

Advogada ligada ao Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), o think tank dirigido por Bernard Appy, Nelson Machado e Eurico de Santi, Vanessa redigiu a PEC 45, o projeto encampado pela Câmara na gestão Rodrigo Maia e que Arthur Lira pretende votar este ano. Além disso, trabalhou no PL 3887/20, que implementa o IVA federal, resultando na tal ‘reforma fatiada’. (A PEC 45 propõe um único IVA para os três entes federativos). 

Na volta ao setor privado, Vanessa deve atuar como consultora, além de continuar coordenando o Núcleo de Pesquisa em Tributação e os cursos de pós-graduação em Direito do Insper.