Dois economistas do Federal Reserve concluíram que os maiores problemas da economia americana — entre eles a desigualdade crescente — têm como denominador comum o aumento do poder de mercado das grandes empresas e a consequente queda na concorrência.

Em bom inglês: monopoly power.

A conclusão foi detalhada no estudo “Market Power, Inequality, and Financial Instability”, publicado no início deste mês e resumido pela Bloomberg.

No estudo, os economistas Isabel Cairó e Jae Sim notam que nos últimos 40 anos, a parcela do PIB que vai para os trabalhadores caiu, enquanto os lucros das empresas bombaram — aumentando a concentração de renda e riqueza num ritmo impressionante.

Só entre 1983 e 2016 (ou seja, sem contar toda a alta da Bolsa desde então), o patrimônio dos 5% mais ricos já havia triplicado.  

Segundo os economistas, esses fenômenos estão aumentando o risco financeiro e a alavancagem da economia: os trabalhadores mais pobres se endividam para sobreviver, enquanto os mais ricos aumentam a demanda por títulos de dívida. 

“A ascensão do poder de mercado das maiores corporações pode ter sido a força motriz de todas essas tendências,” indica o estudo.

Políticas públicas que redistribuam a renda “podem ser ferramentas macroprudenciais poderosas para evitar crises financeiras,” escreveram os autores do estudo, segundo a Bloomberg. 

Ao longo das últimas três décadas, por exemplo, um aumento gradual do imposto sobre dividendo de 0% para 30% “poderia ter sido eficaz em evitar quase 50% do crescimento da desigualdade de renda, crescimento do crédito e o aumento na probabilidade endógena de uma crise financeira.”

A pesquisa — publicada por funcionários vistos como não-partidários e que não reflete necessariamente a visão do Fed — ecoa uma série de estudos recentes analisando os riscos que a concentração de mercado impõe ao capitalismo. 

No final do ano passado, por exemplo, o economista Matt Stoller já havia alertado para os riscos nefastos dos monopólios em seu livro “Goliath: The 100-Year War Between Monopoly Power and Democracy”. No livro, Stoller diz que tanto Republicanos quanto Democratas foram responsáveis pelo aumento da concentração de mercado. 

A boa notícia? Para ele, uma mudança está a caminho. 

“Os legisladores perceberam que cederam autoridade demais para as grandes companhias e que as instituições democráticas deveriam estar tomando mais decisões.”