Graça FosterAs regras do jogo para as ações ON e PN são diferentes, e o mercado está sempre atento à possibilidade de ganhar dinheiro com isso.  Com o preço da gasolina congelado de fato e sua gigantesca necessidade de investimento, a Petrobras acaba de oferecer ao mercado tal oportunidade.

Grandes fundos de investimento vem apostando que, com a redução da lucratividade da Petrobras, a empresa não terá daqui para frente condições de pagar dividendos ou juros sobre capital próprio para as ações ON. (Pelo estatuto, as PNs têm prioridade.)  Com isso, muitos fundos estão comprados nas PNs e vendidos nas ONs (uma operação conhecida como long short), ou seja, os fundos ganham se as PNs subirem e as ONs caírem.

Pelo estatuto da Petrobras, a empresa é obrigada a distribuir seus lucros num valor mínimo equivalente a 3% de seu patrimônio líquido aos acionistas da PN; se o lucro for igual ou menor que estes 3%, as PNs recebem o dividendo mínimo e as ONs, nada.

O grande risco para esta operação é a necessidade do Governo em continuar recebendo tais dividendos (por exemplo, para ajudar no superávit primário deste ano), mesmo que não exista no estatuto da empresa nenhuma obrigatoriedade neste sentido. Para que isso ocorra, deve existir previamente uma Reserva de Lucros e que o estatuto permita, pois tal situação representaria mais uma fonte de “queima de caixa” além da defasagem dos combustíveis.