A Oncoclínicas e a Porto anunciaram uma joint venture para integrar o atendimento e tratamento de câncer dos pacientes da vertical de saúde da seguradora.

A JV será controlada pela Oncoclínicas com 60% do capital; a Porto Serviços terá o restante do negócio. Os valores investidos não foram divulgados e a transação ainda precisa ser aprovada pelo CADE.

bruno ferrariSegundo Bruno Ferrari, o CEO da Oncoclínicas, o acordo vai permitir que os mais de 415 mil segurados da Porto Saúde tenham um atendimento e um tratamento mais eficientes e assertivos.

Isso porque a parceria trará um ineditismo: a troca de dados e informações do paciente entre a seguradora e o prestador de serviço.

“Não se trata de uma verticalização convencional, mas podemos dizer que é a verticalização virtual da jornada do cliente, algo que podemos oferecer para outros grupos,” Ferrari disse ao Brazil Journal.

A Oncoclínicas, no entanto, não terá exclusividade no tratamento dos pacientes da Porto.

A nova companhia será formada por executivos da própria Oncoclínicas e da Porto, mas nenhum nome será definido até a aprovação do CADE.

11365 8f272185 2b70 8d9d 0277 712b7b65c42bSami Foguel, o CEO da Porto Saúde, disse que o modelo de negócio também pode ser escalável para outras especialidades médicas. “Mas vamos focar nessa JV já que esse modelo que desenhamos é praticamente único”, disse ele.

Num primeiro momento, a JV priorizará a integração dos atendimentos, mas não está descartada a criação de clínicas e espaços de tratamento exclusivos para segurados da Porto.

A Oncoclínicas acelerou seu crescimento por meio de JVs este ano, fazendo duas parcerias com a Unimed Nacional: a construção de um cancer center e uma JV que vai permitir que 340 Unimeds regionais fechem parcerias com a Oncoclínicas na gestão oncológica.

Ferrari diz que a Oncoclínicas também quer acelerar o crescimento orgânico e continua interessada em M&As.

Mesmo assim, a ação continua descontada na Bolsa. O papel perde 42% este ano e, desde o IPO em agosto de 2021 a queda é de 66%.

“A companhia vem entregando crescimentos robustos e vemos um descolamento da ação. Mas acreditamos nos nossos fundamentos e achamos que estamos no caminho certo,” disse Ferrari.

PLAY: O CEO da Oncoclínicas fala ao Brazil Journal sobre o futuro da empresa (vídeo acima).