A Oncoclínicas e a Unimed Nacional estão criando uma nova joint venture que vai permitir que as 340 Unimeds regionais fechem parcerias com a Oncoclínicas na gestão oncológica – tanto em regiões onde a Oncoclínicas ainda não está presente quanto em mercados onde ela já opera. 

A JV – na prática um veículo não operacional – será controlada pela Oncoclínicas com 50,1% do capital. 

As Unimeds regionais que tiverem interesse em se associar com a Oncoclínicas poderão criar uma nova joint venture para seus mercados locais. Essa JV terá como sócios a Unimed regional e a empresa na qual Oncoclínicas e a Unimed Nacional são sócias. 

Cada Unimed vai avaliar se faz sentido fazer esse movimento, mas cerca de 10 já sinalizaram interesse, Luis Paulo Tostes Coimbra, o CEO da Unimed Nacional, disse ao Brazil Journal.

Para a Oncoclínicas, o movimento permite ganhar capilaridade Brasil afora com uma demanda de clientes já garantida (os 18,5 milhões de beneficiários do sistema Unimed). 

“Se a gente for entrar numa cidade onde ainda não estamos presente, por exemplo, podemos criar uma JV com a Unimed da região, garantindo que nossas clínicas e hospitais já tenham um fluxo relevante de clientes,” disse Cristiano Camargo, o CFO da Oncoclínicas.

Já para a Unimed, a parceria é “uma forma inteligente de verticalizar o negócio”, disse o CEO. “É quase uma verticalização, mas um pouco mais inteligente… Porque você alia a sua necessidade com a expertise de alguém que já opera esses ativos e o investimento fica por conta deles.”

Segundo ele, as Unimeds regionais vão poder verticalizar suas operações de oncologia sem precisar alocar capital ou investir na formação do corpo clínico. “Por outro lado, eles [a Oncoclínica] vão se beneficiar da nossa escala,” disse Luis. 

A Oncoclínicas já tinha duas outras JVs com a Unimed Nacional. A primeira foi criada em 2018 e envolvia apenas as clínicas ambulatoriais que a Oncoclínicas tem em São Paulo, Brasília e Salvador. A segunda foi criada há alguns meses para o novo cancer center que a companhia vai construir em São Paulo. 

“Esse modelo que temos com a Unimed Nacional há mais de 3 anos, de gestão conjunta da oncologia, tem se mostrado super bem sucedido,” disse Bruno Ferrari, o CEO da Oncoclínicas. “A ideia é estender isso para todo o Brasil.”

Segundo ele, a parceria com a Unimed Nacional já tem gerado uma capacidade melhor de tratamento dos pacientes e a implementação de novos modelos de remuneração, que vão além do fee por serviço. A parceira também tem permitido dar um foco maior na prevenção.