Fabio Barbosa, que fez um nome no mundo corporativo e amigos no mercado financeiro quando foi secretário do Tesouro e depois CFO da Vale, morreu neste domingo, depois de lutar anos contra um câncer.

Ele tinha 54 anos.Fabio Barbosa

Fabio foi o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale de 2002 a 2010. Antes disto, foi membro do conselho de administração da empresa de 2000 a 2002, quando ocupava o cargo de Secretário do Tesouro Nacional, que ocupou a partir de julho de 1999.

Durante sua carreira, também trabalhou no Banco Mundial, em Washington, foi presidente dos conselhos da antiga Caemi e do Banespa, além de ter sido conselheiro do Banco do Brasil, Caixa, BM&F Bovespa e da CST – Companhia Siderúrgica de Tubarão.

A Vale emitiu nota se solidarizando ‘com a dor dos familiares e amigos do executivo que tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa empresa’.

Fabio deixou a Vale em junho de 2010 e, em seguida, foi CFO global do BG Group em Londres, quando participou ativamente da venda da Comgás para a Cosan. Sua carreira na BG, onde era cotado para ser CEO, foi abortada pela doença.

“Além de ser um ex-colega, Fabio era um grande amigo que deixará muita saudade”, o CEO da Vale, Murilo Ferreira, disse em nota.

O velório é hoje a partir das 18 horas no Memorial do Carmo, no Rio, onde o corpo será cremado amanhã às 14 horas.