Paul Sankey acredita que o mercado está supervalorizando a tendência de eletrificação da economia e a capacidade dos países de migrar para as energias renováveis. 

Há mais de 30 anos cobrindo o setor, 18 deles no Deutsche Bank, Sankey é um dos principais analistas de petróleo dos EUA e hoje tem sua própria butique de análise. 

Numa conversa com a CNBC semana passada, Sankey explicou porque considera a ExxonMobil barata e disse que toparia shortear a Apple num long-short com a petroleira com um horizonte de 5 anos. Spoiler: a gigante do petróleo deve pagar um dividend yield de quase 9% nos próximos anos.

Abaixo, uma tradução livre da entrevista:

Qual foi sua reação quando você soube que a Exxon estava sendo chutada do índice Dow Jones? Você é analista de energia há muitos anos, e cobre a Exxon praticamente todo esse tempo.

Todo o debate sobre décadas de underperformance da Exxon está correto. Quando eu comecei no mercado em 1990, você não podia abrir mão de uma ação de petroleira. Os anos 2000, como você sabe, foram ótimos para as petroleiras, mas tivemos um desastre completo nas últimas décadas.  Mas acho que a próxima década vai ser muito boa para essas ações.  

Ser expulsa do Dow Jones é meio que irrelevante… é claro que é um momento vergonhoso, humilhante, vocês estão corretos nisso, mas vocês não mencionaram esse dividend yield de quase 9% da Exxon. Estamos olhando para essa empresa mais ou menos como uma ação de tabaco, em que em última instância a empresa está muito focada em dividendos, em aumentar a geração de caixa livre e não está mais focada em crescer. 

Esse vai ser um case de investimento bem diferente nas próximas décadas. Além disso, agora que a indústria de petróleo não está mais perseguindo crescimento, você vai ver os preços voltando com muita força nos próximos cinco anos. 

Você falou dos dividendos, mas eles são seguros? A chance é pequena da Exxon mudar essa política de dividendos? E por que você acha que a Exxon está com desempenho bem pior que a Chevron e a ConocoPhillips?

Eles cometeram erros estratégicos muito ruins, na minha opinião, ao longo dos últimos dez anos — por exemplo a compra da XTO Energy [em 2009] e a entrada no Iraque. Mais recentemente, eles foram perseguir crescimento na Permian Basin, o que acho que foi um grande erro. Mas o dividend yield foi absolutamente reafirmado pelo management na última call. Eles falaram que vão continuar pagando. E se você pensar na capacidade financeira da Exxon, eles absolutamente vão conseguir continuar pagando. 

Aliás, a Chevron acaba de tomar dinheiro emprestado ao custo mais baixo de sua história, então não subestime a capacidade financeira dessas companhias de pagar dividendos. É verdade que você teve uma mudança enorme de estratégia em algumas empresas, especialmente a BP, que está investindo com mais força na questão de meio ambiente e no final vai ter que cortar seus dividendos pela metade para fazer isso… Mas o que é mais importante, a BP disse que para fazer isso vai ter que cortar seus volumes em 40%, o que mais uma vez sublinha que vamos ter uma oferta de petróleo muito apertada enquanto a demanda se recupera no pós-covid. 

A covid, aliás, mostrou como ainda somos dependentes do petróleo. Isso é incontroverso. O fato é que estamos vendo que a economia global ainda funciona muito baseada em petróleo e toda a questão do meio ambiente é um problema mais sério para as empresas de utilities [companhias elétricas]. A demanda por petróleo no setor de transportes ainda é muito forte e vai continuar. A penetração dos veículos elétricos no transporte ainda é extremamente baixa e é impossível penetrar em combustível de aviação e navios.

Tudo isso me faz crer que estamos no ponto mais baixo do ciclo para essas empresas, bem como no momento mais fraco quando se analisa uma janela mais secular. Eu acho que tanto o ciclo quanto o movimento de mais longo prazo vão passar a ser positivos. 

Eu entendo quão importante o petróleo foi para as economias mundiais nos últimos 10 anos e eu entendo a importância dele agora. Mas com novos governos e toda essa conversa de investimentos ESG, com o estímulo para as energias renováveis, você acha que daqui a uma década o petróleo terá a mesma importância que tem hoje? Acha que vamos estar falando dele da mesma forma?

Tudo vai depender do sucesso dos carros elétricos. Obviamente a performance das ações da Tesla mostra que o mercado está comprado na ideia dos carros elétricos. Mas no médio prazo, nos próximos cinco anos, o que estamos fazendo nos EUA é um movimento de suburbanização, e isso vai ser movido a gasolina. E como eu disse antes, não existe alternativa ao petróleo nos aviões e navios. Não tem opção elétrica para isso, então a grande questão são os transportes. 

Além disso, se você olhar para a China ou Índia, você ainda tem um consumo muito grande de petróleo, por exemplo com o propano e outros combustíveis, e isso vai continuar crescendo. O mercado obviamente está comprando a ideia de que vamos mudar todo o sistema de energia (e há 15 anos eu falo que o século 21 será movido a eletricidade), mas a realidade é que fomos longe demais e estamos superestimando a capacidade da economia global de migrar para combustíveis alternativos. Você pode ver isso claramente na Califórnia… Aliás, esse é um problema inteiramente do setor elétrico e, de novo, é um problema para as empresas de utilities. Apesar do mercado estar comprando pesado esse tema de ESG, a realidade é que as petroleiras vão pagar dividendos gordos pelos próximos cinco anos e até mesmo fazer recompras de suas ações, e isso será muito atrativo para os acionistas. 

Você disse que as pessoas devem sair das ações de crescimento e buscar nomes como a ExxonMobil… Isso quase soa como uma previsão, talvez uma operação long & short, de shortear alguma ação de crescimento, como a Apple, e ficar comprado em Exxon?

Eu vou adicionar mais uma coisa. A gente provavelmente vai ter inflação, e se tivermos inflação as ações de growth vão ter problemas. E a forma como a economia vai manifestar a inflação, na minha visão, vai ser com um aumento rápido do preço do petróleo. Não vamos ter inflação até o mercado de petróleo ficar apertado. Quando isso acontecer, o petróleo vai voltar para a lua. Você menciona o quão rápida foi a deterioração da Exxon. Não esqueça que, no final do ano passado, o barril de petróleo estava em US$ 60 e parece que isso foi há uma eternidade. 

Sobre ficar short em Apple e comprar Exxon, eu topo! Eu vou fazer e volto aqui em cinco anos para vermos como foi. No começo dos anos 2000, quando eu vim para os EUA, eu costumava apostar com os corretores: ‘me fale o nome de uma ação e comparamos com a minha ação’. Normalmente, eles vinham com alguma small cap péssima e eu escolhia a Exxon. Eu nunca perdi essa aposta.