Em meio à tragédia da Americanas, alguém desenterrou um livro da década de 90 com o título apelativo de Double Your Profits In Six Months Or Less.

Na edição brasileira, a Harper Collins se valeu de uma frase de promoção que, à luz dos eventos recentes, está sendo vista no mercado quase como uma punchline: “o livro de cabeceira de Marcel Telles, o fundador da Ambev.”

O capítulo que mais chama a atenção é, justamente, o ‘Contas a pagar’, que começa assim:

“Um método fácil de favorecer o balanço de sua empresa este ano (embora só funcione uma vez) é atrasar seus pagamentos. A maioria dos fornecedores prefere esperar para receber a perdê-lo definitivamente como cliente. 

Passe a pagar suas contas em 45 dias, depois sessenta dias, depois em três ou seis meses, no caso dos fornecedores mais tolerantes. Nunca pague uma conta até que o fornecedor pergunte por ela pelo menos duas vezes. Certos fornecedores chegam a levar até dois anos para reclamar o pagamento de uma conta.” 

O autor do livro é Bob Fifer, um consultor de negócios americano que foi CEO e chairman da Kaiser Associates, uma das principais firmas de consultoria dos EUA.

Reza a lenda que Jack Welch, o quase mitológico ex-CEO da General Eletric, comprou centenas de cópias do livro para os gerentes da empresa. 

Já Marcel Telles elogiou o livro numa matéria de 2010 da Exame com o título Corte primeiro, pergunte depois. Segundo a revista, Telles é um voraz leitor de livros de negócios, mas “nenhuma obra teve tanta influência sobre ele quanto Dobre seus lucros (…), que Telles costuma reler a cada dois anos.”

Um gestor que já leu o livro disse que ele tem vários conselhos razoáveis. “Não é tão bizarro quanto esse trecho,” disse ele.