O JP Morgan Chase está descontinuando seu serviço que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de QR Code, sublinhando a dificuldade de penetração do mobile payment nos Estados Unidos — e mostrando que nem todo mercado é como a China.

O maior banco americano lançou o Chase Pay há quatro anos, tentando se antecipar a uma tendência que explodiu entre os chineses, que pagam quase metade de suas compras por meio do celular. Agora jogou a toalha, depois de constatar a baixa adesão ao serviço.

“O chinês foi do dinheiro direto para o QR, pulando o cartão.  O americano foi do dinheiro para o plástico, e está difícil abraçar o QR,” diz um empreendedor de internet que acompanha o mercado de pagamentos.

Nos Estados Unidos, o pagamento com cartões representa mais de 70% das vendas online e do varejo físico, enquanto as carteiras digitais respondem por apenas 20% e 5%, respectivamente. 

“Desde quando começamos esse serviço o espaço de pagamento e o comportamento do consumidor mudou muito”, disse o head do Chase Pay, Eric Connolly, em entrevista à Bloomberg. “Os varejistas mudaram para o ‘compre online e retire na loja’ e investiram na presença online e nos seus próprios apps”. 

Este é a terceira reviravolta na estratégia digital do Chase em menos de um ano, mostrando como é difícil para os grandes bancos se adaptar a um ambiente onde as fintechs geram inovações na margem todos os dias. 

Em julho, o banco fechou o banco digital Finn, meses depois de ter lançado a marca em território nacional. Um mês depois, rompeu o contrato com a OnDeck, uma plataforma que permitia a originação de empréstimos online para pequenos negócios. 

O Chase Pay funciona da seguinte maneira: o usuário abre a conta e associa seus cartões a ela. Para pagar em lojas físicas, ele precisa abrir o app, que vai gerar um QR Code a ser escaneado no caixa.

A aceitação por parte dos estabelecimentos foi baixa — e, para piorar, algumas resenhas do serviço no YouTube mostram que, mesmo quando a loja estava habilitada para aceitar o app, os atendentes sequer sabiam como escanear o código. 

Com frequência, eles instruem o cliente, de forma equivocada, a colocar o celular próximo da maquininha de cartão – função que se aplica ao Apple Pay, que garante o pagamento por aproximação. (O Chase chegou a firmar uma parceria com a Samsung Pay, que permitia o pagamento por aproximação para quem tivesse se cadastrado no serviço da empresa de tecnologia, mas nem assim o serviço ganhou tração.)

A desistência do Chase abre espaço justamente para a Apple. Ainda que o Apple Pay não tenha explodido nos Estados Unidos, a Apple já anunciou que terá um novo cartão de crédito com o Goldman para aumentar o uso de sua carteira digital. 

O Chase Pay não vai ser fechado por completo. Apesar de descontinuar o serviço para o varejo físico, o banco vai tentar aumentar sua aceitação no ecommerce — um nicho em que o PayPal nada de braçada. (Enquanto o PayPal é aceito por 70% dos varejistas online, o Chase Pay é aceito por menos de 1%). 

Apesar de as compras por Internet terem disparado nos últimos anos, mais de 70% das transações são abandonadas antes de serem concluídas, segundo uma pesquisa do Baymard Institute, especializado em ecommerce, citada pela Bloomberg. 

Os clientes desistem — ou se arrependem da compra — enquanto estão preenchendo informações como número do cartão, documentos e endereço de cobrança. 

É aí que entram empresas como PayPal, que já tem todas as informações centralizadas e permitem que o consumidor conclua a compra em poucos cliques.