A MSCI — a gigante global de índices de mercado — fez uma mudança em suas regras essa semana que pode beneficiar empresas como o Nubank e a XP.

Com a mudança da regra, a partir de agosto empresas brasileiras listadas em Bolsas no exterior vão poder fazer parte do MSCI Brazil — o índice das principais empresas brasileiras — algo que hoje não é permitido.

Isso é importante porque diversos fundos passivos seguem esses índices de mercado para compor suas carteiras.

Ou seja, quando uma empresa é incluída nesses índices isso gera um fluxo comprador que tende a fazer o preço da ação subir.

O Morgan Stanley estimou que essa mudança de regra pode gerar um fluxo de mais de US$ 4,7 bilhões para quatro empresas brasileiras listadas nos Estados Unidos: o Nubank, a XP, a Stone e a PagSeguro.

Para o banco, essas quatro empresas — que fizeram seus IPOs nos últimos anos nos EUA — são as que teriam as maiores chances de serem incluídas no índice.

O Morgan Stanley disse ainda que a decisão é um divisor de águas para o mercado de capitais brasileiro — já que as companhias brasileiras listadas nos EUA vão passar a ter acesso ao mercado americano e mesmo assim ganhar o fluxo passivo que segue os benchmarks.