9790 e01c2bdb 865f 0377 0000 65d54a6f39cfAo contrário do que está sendo noticiado, o conselho de administração da Estácio não decidiu ontem a venda da empresa para a Kroton, horas depois da Kroton aumentar sua oferta, como antecipamos aqui na terça-feira.
 
A conversa do conselho da Estácio com os assessores financeiros e jurídicos da Kroton — liderados pelo BTG Pactual — durou até as 22 horas de ontem.  A Kroton queria que a negociação daqui para frente se desse em bases exclusivas, mas o conselho da Estácio rejeitou o pedido.  Depois de horas de conversa, o conselho da Estácio concordou em analisar a nova proposta da Kroton em outra reunião, dia 8 de julho, e, em seguida, convocar uma assembleia na qual tanto a proposta da Kroton quanto a da SER Educacional serão submetidas aos acionistas.  (Não está claro ainda se o atual CEO e maior acionista da empresa, Chaim Zaher, fará uma oferta, como a Reuters noticiou esta semana.)
 
Há pouco, a Estácio publicou um fato relevante esclarecendo os eventos de ontem.  Segunda a empresa, seu conselho ‘manifestou que está de acordo com os termos econômicos da nova proposta da Kroton, desde que os demais termos da operação sejam estabelecidos de forma satisfatória. Desse modo, o Conselho de Administração solicitou ao Comitê formado para cuidar deste assunto que negocie com a Kroton os demais termos da operação.’
 
Não está claro que termos são esses.
 
O fato relevante diz ainda que a consumação da operação está sujeita à ‘discussão, aprovação e assinatura do Protocolo pela administração de ambas as companhias’, sugerindo que o status atual é muito mais precário e menos definitivo do que está sendo noticiado.
 
Fontes próximas às negociações dizem que nem o CEO da SER Educacional, Janguiê Diniz, nem Zaher jogaram a toalha ainda.
 
“Os dois têm um histórico de agressividade e acesso ao capital,”  diz uma pessoa com acesso a ambos. “Acho que o jogo não acabou ainda não.”
 
Zaher saiu do conselho há dias para assumir a presidência da Estácio.  Nem ele nem sua filha, que também tem assento no conselho da Estácio, participaram da reunião de ontem — uma decisão que os isentaria de conflito caso venham a fazer uma oferta.
 
A seu favor, a Kroton tem o apoio de diversos fundos internacionais que têm participação em ambas as empresas, e que vêem a oportunidade de um ganho com o prêmio que a Kroton está sendo oferecido pela Estácio — e que aumentou ontem.
 
“Essa disputa é entre o investidor de curto e o de longo prazo. Os fundos estão altamente motivados porque podem ter um ganho agora, mas a Estácio está redondinha e pronta para crescer sozinha, enquanto a Kroton precisa manter a narrativa de crescimento por aquisições,” diz um gestor que tem ações da Estácio mas é contra a venda.