A Natura&Co acaba de anunciar que seu conselho de administração aprovou o início de estudos comparativos para um spinoff ou um IPO da Aesop — um movimento que vem sendo especulado há meses pelo mercado e que permitiria destravar valor para a holding

A ideia seria fazer um IPO da marca australiana nos Estados Unidos levantando recursos para financiar um crescimento mais acelerado do negócio — ou então separar ela da Natura e depois potencialmente fazer uma oferta pública. 

Segundo a Natura, a estratégia está alinhada a seu “objetivo de dar às marcas e unidades de negócio uma autonomia e responsabilidade maiores.”

A Aesop foi adquirida em 2013 pela Natura por US$ 100 milhões e vem entregando resultados excepcionais desde então. De 2013 até o ano passado, a marca cresceu a receita a uma taxa média de 20% ao ano e tem uma margem bruta na casa dos 90%.

Esse resultado muito acima dos outros negócios da Natura deixou o management da Aesop insatisfeito com a remuneração que recebem (em grande parte vinculada às ações da Natura, que deixaram de ser uma moeda forte após a implosão do papel.)

Isso fez com que os próprios executivos começassem a pressionar a Natura por um spinoff da operação. 

Para o mercado, o movimento também tem potencial de destravar valor para a Natura num momento em que a ação está próxima à mínima histórica, com a companhia valendo menos de R$ 20 bilhões.

Nas contas de alguns analistas, apenas a Aesop sozinha poderia valer metade desse market cap.

No comunicado de hoje, a Natura disse que, independente do caminho que for seguido, o atual CEO Michael O’Keefee continuará à frente da companhia. 

Após a aprovação final do board, a decisão de um spinoff precisará ser aprovada numa assembleia de acionistas com a maioria dos acionistas do free float presentes.