Numa decisão surpreendente, o conselho de administração da Disney trouxe de volta Robert Iger como CEO da empresa, demitindo Bob Chapek, que faria três anos no cargo em fevereiro.

“O conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial,” escreveu a chair do conselho, Susan Arnold.

Bog IgerA troca vem num momento em que o negócio de streaming da Disney está acelerando sua queima de caixa.  No quarto trimestre fiscal reportado, o Disney+ perdeu US$ 1,47 bilhão, mais que o dobro do ano anterior.

A ação da Disney caiu 13% no dia do resultado, e a empresa já perdeu mais de 40% de seu valor de mercado este ano.

Com a ação ao redor de US$ 91 – de volta a níveis de 2014 – ativistas como a Trian Fund Management, de Nelson Peltz, e a Third Point, de Dan Loeb, estão pressionando o board por mudanças – mas segundo o The Wall Street Journal, a Trian não era a favor da volta de Iger.

Iger anunciou sua volta num email aos funcionários na noite de domingo, também segundo o WSJ. “É com um incrível sentimento de gratidão e humildade – e, devo admitir, um pouco de espanto – que escrevo a vocês esta noite com a notícia de que estou voltando para a Walt Disney Company.”

Segundo o Journal, vários altos executivos da Disney souberam da notícia pelo email.  Eles estavam assistindo a um show de Elton John que estava sendo transmitido ao vivo no Disney+ direto do Dodger Stadium em Los Angeles.

A surpresa foi tanta que os executivos se perguntaram se o email de Iger era real ou se viera de uma conta de email hackeada.

Mas nem todo mundo foi pego de calça curta.  Internamente, alguns executivos da Disney já estavam apostando que Iger voltaria à empresa, segundo a CNBC.

Bob chapekSegundo o jornal, as negociações entre Iger e o conselho para sua volta começaram há poucos dias – apesar de Iger ter dito publicamente (em pelo menos duas ocasiões) que não estava interessado em voltar.

Chapek foi nomeado CEO em fevereiro de 2020 depois de uma carreira de 26 anos na Disney – e há poucos meses a companhia havia renovado seu contrato até o final de 2024.

Iger terminou seus 15 anos como CEO da Disney em 2020. Em fevereiro daquele ano, o conselho nomeou Chapek — então presidente da Disney Parks, Experiences and Products — como seu sucessor, mas Iger ficou como chairman até o final de 2021, para ajudar na transição.

Num sinal de que a saída foi tensa, ontem à noite o press release da Disney não tinha sequer uma frase com aspas de Chapek.