A Third Point comprou uma participação de cerca de US$ 2,25 bilhões na Disney e quer que a companhia faça o spinoff da ESPN.

Numa carta ao CEO Bob Chapek, o fundador da Third Point, Dan Loeb, disse que o spinoff ajudaria a reduzir a alavancagem da Disney e que a ESPN poderia gerar mais valor como empresa independente – incluindo entrar no business de apostas esportivas, hoje dominado por players como Penn Entertainment e DraftKings.

Bob chapekAcreditamos que a maioria dos arranjos entre as duas companhias [Disney e ESPN] podem ser replicados por contrato, da mesma forma que a eBay fez o spinoff do PayPal mas continuou usando o produto para processar seus pagamentos,” Loeb disse na carta.

A ESPN dá um poder de barganha peculiar à Disney, que exige que as empresas de TV a cabo incluam a ESPN em seus bundles

Ao mesmo tempo, o serviço de streaming da marca, o ESPN+, tem ganhado relevância na medida em que a Disney coloca mais jogos ao vivo dentro do serviço.

Loeb também sugeriu que a Disney integre o Hulu – outro serviço de streaming – à sua plataforma Disney+. (A Disney tem 67% do Hulu e um acordo para comprar os outros 33% da Comcast daqui a dois anos.)

Para Loeb, a Disney deveria tentar comprar a participação o mais cedo possível. “Seria até prudente a Disney pagar um prêmio modesto para acelerar a integração,” Loeb disse na carta.

O investidor também exortou a Disney a repensar a composição de seu conselho e considerar uma lista sugerida pela Third Point. 

Loeb disse que gostaria de ver mais conselheiros com expertise em publicidade digital e ‘consumer-data spaces’, “porque esse tipo de expertise não está representada no board hoje.”

Por fim, Loeb pediu corte de gastos em toda a companhia e que a Disney mantenha a decisão – tomada durante a pandemia – de suspender o pagamento de dividendos.