No Magic Kingdom, sai Bob, entra Bob.

Depois de 15 anos como CEO da Disney, Bob Iger está passando o bastão para Bob Chapek, um veterano que está na empresa desde 1993.

Bob chapekApesar da sucessão formal imediata, Iger continuará mandando (muito) pelos próximos dois anos. Ele continuará como executive chairman até dezembro de 2021, quando deve se aposentar após o término de seu contrato.

Iger foi o grande arquiteto da expansão da Disney na última década, liderando aquisições multibilionárias e a entrada da empresa no disputado mercado de streaming, com o lançamento do Disney Plus. Para tocar este projeto, Iger adiou sua aposentadoria de meados de 2018 até agora.

Depois de comprar a Pixar, a Lucasfilm (dona da franquia Star Wars) e a Marvel, a aquisição mais recente de Iger foi a compra da FOX por US$ 71 bilhões ano passado.

Chapek era o head de parques, experiências e produtos da Disney. Antes, foi o chairman dos parques e resorts, depois de presidir por cinco anos a área de produtos.

Antes da Disney, Chapek trabalhou na área de branding da Heinz e na J. W.  Thompson como publicitário. Curiosamente, ele é formado em microbiologia pela Universidade Bloomington de Indiana.

Chapek é o sétimo CEO da Disney desde sua fundação  em 1923 pelos irmãos Walt e Roy Oliver Disney.

A Disney disse que a transição no comando vem após “vários anos de estudo e após a análise de diversos candidatos internos e externos.” Outro candidato considerado pelo conselho foi o head de direct-to-consumer, Kevin Mayer que ainda pode assumir o comando no futuro. Chapek já tem 60 anos e assinou um contrato de apenas mais três anos.

A notícia da sucessão na Disney vem ao final de dois dias brutais nos mercados, com o agravamento do impacto do coronavírus, durante os quais a ação da empresa caiu mais de 7%.

Com a notícia da sucessão, que saiu depois do fechamento de hoje, o papel caiu mais 3% no after market.

ARQUIVO BJ

Valor intrínseco: a chance rara de publicar o CEO da Disney

GEO Capital vê valor em Disney, Kraft Heinz, Amex e Coca-Cola