A 3G Capital ainda nem comprou a Mondelez e ela já começou a cortar na carne, aliás, no chocolate: a empresa encolheu o Toblerone vendido no Reino Unido e manteve o preço igual, despertando a fúria dos consumidores nas redes sociais.

Brincadeira à parte, o encolhimento foi a forma da Mondelez tentar compensar a alta nos preços de diversos ingredientes.

Além do cacau e do açúcar estarem em alta no mercado internacional, o que já vinha comprimindo suas margens, o Brexit derreteu o valor da libra e melou o resultado da empresa no UK.

Mas como repassar os custos para os preços é complicado — a companhia enfrenta muita concorrência e viu seu faturamento crescer apenas 1,6% no acumulado do ano até setembro — a Mondelez tem preferido cortar custos para ganhar rentabilidade. No terceiro trimestre, sua margem operacional consolidada ficou em 15,8%, 2,2 pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado.

A barrinha de Toblerone emagreceu 20 gramas — de 170 para 150 gramas.  No início do ano, a empresa já havia encolhido a barra grande de 400 para 360 gramas. (Curiosidade: O Toblerone foi criado em 1908 por Theodor Tobler, que fundiu seu sobrenome com a palavra italiana ‘torrone’ e patenteou a receita, que mistura chocolate, leite e mel.)
O principal ‘driver’ para as ações da Mondelez, no entanto, continua sendo uma potencial venda da empresa.

O papel subiu 4,05% hoje na Nasdaq — com o dobro do volume médio — depois que o Brazil Journal noticiou que a 3G Capital está levantando um novo fundo de US$ 8 bilhões a US$ 10 bilhões para financiar novas aquisições.  A Mondelez é apontada pelo mercado como o principal alvo.