Na disputa entre o Zoom e o Teams, a ferramenta da Microsoft sempre foi um fusquinha correndo contra uma Ferrari.

Encarando essa realidade de frente, a Microsoft apresentou hoje uma nova versão do Teams completamente reformulada, prometendo tornar a plataforma de videoconferências mais intuitiva e menos pesada.

O programa agora vai abrir duas vezes mais rápido – derrubando o tempo para as pessoas conseguirem ingressar em uma reunião – além de usar 50% menos memória, o que (espera-se) vai evitar que o aplicativo trave, como acontece hoje com certa frequência.

“Ouvimos o feedback de vocês e reimaginamos o Teams a partir do zero,” Anupam Pattnaik, o líder da plataforma na Microsoft, escreveu no blog da comunidade dos desenvolvedores.

A atualização será escalonada, mas os participantes inscritos para o preview program já começaram a ter acesso à nova versão, que estará disponível a todos os clientes até o fim do ano.

Além de ganhar cara nova, o Teams vai diminuir substancialmente o número de cliques exigidos para alternar configurações e pular de uma função para outra.

De acordo com a Microsoft, um usuário típico do Teams clica 10.000 vezes por mês para navegar entre as atividades e operações. O novo programa, mais leve, vai acelerar essas transições, sem a espera para o carregamento de conteúdo.

Last but not least, a plataforma trará recursos de inteligência artificial. As ferramentas de IA ajudarão os usuários, por exemplo, a se preparar para as reuniões e responder às questões de uma discussão.

Lançado em 2017, o Teams nasceu de um hackathon interno da Microsoft, pensado para ser uma plataforma de trabalho em grupo para competir com o Slack – que, depois de um sucesso inicial, permanece estagnado nos últimos anos, com 18 milhões de usuários.

Com 280 milhões de usuários ativos, o Teams é hoje a ferramenta de comunicação mais popular entre os clientes corporativos – em grande parte por ter sido incluída nos pacotes do Office 365.

Já o Zoom, a plataforma de videoconferência mais popular durante a reclusão da pandemia, não divulga o número total de usuários – mas no auge da covid informou que mais de 300 milhões de pessoas participavam de reuniões por meio de sua plataforma a cada mês. O número de clientes corporativos pagantes é de apenas 213 mil.