O governo chinês determinou novas regras para os milhões de jovens gamers do país: nada de videogame online durante a semana; e só uma hora de jogo por dia às sextas-feiras, fins de semana e feriados nacionais. 

O motivo alegado: evitar o vício e resguardar a saúde física e mental das crianças. A regra entra em vigor nesta quarta-feira.

Com a mudança, os menores de 18 anos ficam proibidos de jogar games online entre segunda e quinta-feira. Nos outros três dias da semana, e em feriados, só poderão jogar entre 20h e 21h.

Até agora, os jogos não eram totalmente liberados, mas os horários eram um pouco mais maleáveis. De acordo com uma norma de 2019, crianças e adolescentes podiam jogar 1,5 hora a cada dia útil e até três horas nos feriados — mas havia relatos de uso de fake IDs para burlar as regras.

As empresas devem garantir que, ao se logar, os usuários informaram seu nome verdadeiro, e o governo disse que vai aumentar a fiscalização sobre as companhias.

A decisão é mais um revés para as gigantes de games do país, como Tencent e NetEase, que já vêm lidando com uma ofensiva regulatória de Beijing em vários setores da economia.

Segundo a Bloomberg, a Tencent informou que apenas uma pequena parcela da receita dos jogos na China (menos de 3%) vêm de crianças e adolescentes gamers. A empresa disse em comunicado que apoia a decisão e irá seguir as novas orientações do governo chinês.