O sujeito de olhos claros, dois metros de altura e ombros largos o suficiente para emoldurar o coração gigante não tardou a ganhar o apelido de Cabide.

Foi com essa alcunha carinhosa que Hans Anders Vlcek fez sua carreira como professor de golfe, talvez o mais exclusivo dos esportes.

O golfe é um esporte demorado. Uma aula costuma durar uma hora; uma partida, em média quatro horas. Por isso, é importante achar um professor que sustente uma boa conversa. 

Cabide deu aula para banqueiros, empresários, gestores do mercado financeiro e diretores de  multinacionais. Foi professor do grande Johnny Costa Lima, um dos primeiros a se profissionalizar no Brasil.

Um dos melhores juvenis e amadores do Brasil nas décadas de 70, 80 e 90,Cabide foi sócio e professor dos melhores campos de São Paulo, como o São Fernando Golfe, o SPGC e o Clube de Campo de São Paulo. 

Também deu aula e frequentou os melhores campos de golfe privados, localizados nas fazendas centenárias no interior de São Paulo.

Sabia ensinar, e incentivava a pessoa a não desistir ao encontrar dificuldade no esporte. É comum ouvir de golfistas: “Se adoro o golfe, é por causa do Cabide!” 

Conseguia manter conversas de alto nível sobre economia e política com seus alunos.  Nisso, tinha uma carta na manga: antes de ir para o tapete verde, Cabide havia feito carreira no mercado financeiro, com passagens pelo corporate bank do Citibank e do extinto Banco Bandeirantes. 

Já naquela época, faturava mais em um torneio de fim de semana do que num mês inteiro no banco. 

Cabide sucumbiu ontem à covid depois de 25 dias internado no Hospital Sancta Maggiore. Tinha 66 anos, completados dois dias antes.  

Cabide deixa a mulher e um filho.