Marcelo Vainstein está deixando a Brookfield Property Group para fundar sua própria gestora de recursos. 

Vainstein era o CIO da Brookfield no Brasil, responsável por R$ 11 bilhões em ativos e um portfólio icônico, com propriedades como a sede do Itaú BBA, L’Oreal, Nestlé, Eldorado Tower, Shopping Higienópolis, Paulista e Rio Sul.

Nos últimos cinco anos, Vainstein aproveitou as taxas de juros de 2% e o apetite dos fundos imobiliários para desinvestir mais de R$ 4 bilhões em ativos, gerando uma taxa interna de retorno alavancada acima de 20% ao ano em reais.
 
Sua próxima casa, batizada de Canuma Capital (pronúncia: canumá), vai lançar fundos líquidos e ilíquidos, além de fazer investimentos menos tradicionais, como de empresas fornecedoras de novas tecnologias ao setor imobiliário e transações de PIPE (private investment in public equity). Os fundos terão perfil de longo prazo, com foco em yield e ganho de capital, e a captação inicial será apenas no Brasil.

A empresa ainda está em fase de estruturação, mas Vainstein terá pelo menos mais três sócios que trabalhavam em outras casas e estão em garden leave

Vainstein foi head de real estate no JP Morgan e Morgan Stanley antes de assumir a cadeira de CIO na Brookfield.