A Restoque — dona das marcas Le Lis Blanc Deux, Bo.Bô, John John e Rosa Chá — acaba de anunciar a compra da Dudalina, controlada pelos fundos de private equity Warburg Pincus e Advent.dudalina

Com a fusão das duas empresas, os acionistas da Dudalina passarão a ter 50% do capital da Restoque, que era controlada até agora pelo fundo de investimentos Artésia.

A combinação das duas companhias cria uma das maiores empresas de varejo de vestuário do Brasil, com 338 lojas no final deste ano, e a maior empresa no segmento de alto padrão.

Os público consumidor das duas redes é semelhante e há complementaridade entre as marcas. O ticket médio de vendas da Dudalina é de 286 reais, e de 222 reais na Restoque.

LLISA fusão também resolve um problema que atormentava a Restoque há anos: seu alto endividamento, que agora será reduzido. O índice de dívida liquida sobre geração de caixa (EBITDA) da nova empresa — a principal métrica de endividamento aciompanhada pelos investidores — teria sido de 0,9x em 2013 e de 1,2x em junho de 2014, no conceito últimos doze meses, segundo comunicado da Restoque.

As ações da Restoque, que fecharam a 8,10 reais ontem, devem reagir positivamente à notícia no pregão de hoje.

Nos últimos anos, as ações da Restoque sofreram por causa de uma expansão rápida e mal planejada. A empresa criou novas marcas e abriu dezenas de lojas sem antes testar suficientemente os conceitos, como a prática do varejo recomenda. O tráfego de clientes em algumas lojas desapontou, e o investimento da empresa tornou-se uma dívida preocupante.

Os CEOs da Restoque e da Dudalina, respectivamente, Livinston Bauermeister e Sonia Hess, permanecerão na gestão das companhias.

O conselho de administração da Restoque passará de cinco para nove membros. Os quatro novos integrantes serão: Alain Belda, Claudio Roberto Ely, Juan Pablo Zucchini e Wilson Lourenço da Rosa, todos atuais membros do conselho da Dudalina.