A Laureate Education está começando o processo para vender a Uninorte, uma das maiores faculdades da região Norte do País, com cerca de 40 mil alunos, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
 
A Laureate — que no Brasil é dona do IBMR no Rio e da Anhembi Morumbi e da FMU em São Paulo, entre outras — contratou o Itaú BBA para conduzir a venda.
 
O processo ainda está nos estágios iniciais e faz parte de uma revisão que a Laureate está fazendo em seu portfólio global como forma de reduzir seu endividamento. Ao longo do último ano, a empresa já vendeu ativos na Ásia e Leste Europeu.  A empresa, que opera em mais de 20 países e tem 95% de seus alunos fora dos Estados Unidos, vale US$ 3,6 bilhões na Nasdaq.
 
Outros ativo à venda é a Positivo, o grupo paranaense fundado por Oriovisto Guimarães.  (Este ano, o empresário concorre a uma vaga ao Senado pelo Podemos a convite de seu amigo Alvaro Dias.  Na urna, ele é o “Professor Oriovisto.”) 
 
Oriovisto foi um dos oito fundadores do Grupo Positivo, onde exerceu a presidência por 40 anos. Em 2010, transferiu os 20% do capital que detinha para seus filhos e em 2012 deixou a gestão da empresa para assumir outros empreendimentos e desafios profissionais.
 
No início de agosto, a Reuters noticiou com exclusividade que Estácio, SER e Cruzeiro do Sul haviam apresentado propostas para comprar os oito campi da empresa.
 
No ano passado, a Positivo esteve prestes a vender uma fatia de seu capital para a Gávea Investimentos, mas a operação desandou no último minuto.  Uma conversa anterior com a Kroton também não resultou numa venda.
 
A Positivo tem sete escolas de educação básica, o chamado K-12, no Paraná e em Santa Catarina, com cerca de 8 mil alunos. A universidade, com oito campi no Paraná, tem cerca de 40 mil alunos, e seus sistemas de ensino são usados por 867 mil estudantes.