A Kraft Heinz, a gigante do setor de alimentos controlado pelos brasileiros do 3G Capital, disse que Carlos Abrams-Rivera vai suceder Miguel Patricio como CEO a partir de janeiro. 

Abrams-Ribera, atual presidente da companhia na América do Norte, vem liderando os negócios na maior divisão da companhia em volume de vendas desde dezembro de 2021 e é também vice-presidente do grupo. 

10673 ead7d0ba a8c8 c6bd 64fb ef298188f529Miguel, no cargo desde 2019, manterá o posto de chairman, que assumiu no ano passado. Sob sua liderança, as ações da Kraft Heinz – que haviam implodido nos dois anos anteriores – tiveram uma alta de 11% contra uma alta de 52% no S&P 500. Desde o início do ano, contudo, as ações da companhia caem 15%, derrubando seu market cap para US$ 42 bilhões, enquanto o S&P sobe 15%.  

Já as vendas cresceram 6% durante sua gestão, um período em que a Kraft Heinz se beneficiou do aumento das vendas para consumo doméstico durante a pandemia.

A Kraft Heinz surgiu em 2015 com a fusão da HJ Heinz e da Kraft Foods, em um negócio liderado pela 3G Capital com o apoio de Warren Buffett e da Berkshire Hathaway. A união criou a quarta maior companhia de alimentos e bebidas do mundo. 

Os resultados iniciais, contudo, foram frustrantes. Produtos tradicionais perderam espaço para alimentos mais saudáveis, e a empresa demorou a reagir aos novos hábitos da população.

Em 2018, questionado sobre o desempenho do grupo, Jorge Paulo Lemann disse que “compramos marcas e imaginávamos que elas durariam para sempre.” “Agora precisamos nos ajustar às novas demandas dos clientes.” 

Miguel, que teve uma longa carreira na Anheuser-Busch InBev, assumiu com o mandato de renovar a linha de produtos e recuperar as vendas sobretudo nos EUA, onde a Kraft Heinz vinha perdendo espaço para novos concorrentes. Mas poucos meses depois de sua posse eclodiu a pandemia, o que acabou favorecendo as marcas tradicionais do portfólio do grupo.  

O poder de consumo foi incentivado pelos auxílios governamentais e a empresa respondeu ampliando a oferta de suas marcas mais populares e líderes de segmento, como o Kraft Mac&Cheese e o cream cheese Philadelphia. 

Os preços também subiram. No último tr reportado, a companhia mostrou um aumento de 11% nos preços dos produtos em relação ao ano passado. O volume de vendas recuou 7%.

Segundo a empresa, nos últimos meses os consumidores se tornaram mais sensíveis a preço. A redução no pagamento de auxílios contribuiu para a retração. Em resumo: o impulso obtido nos anos de pandemia ficou para trás. 

Outros gigantes do consumo como a Coca-Cola e a P&G também relataram recentemente queda nas vendas em decorrência dos preços mais elevados. 

Nascido em Porto Rico, Abrams-Rivera tem uma longa carreira na indústria de alimentos. Começou na Kraft, onde comandou as marcas California Pizza Kitchen e Philadelphia. Depois se transferiu para a Mondelez e passou pela Campbell Soup, antes de ser recrutado pela Kraft Heinz em fevereiro de 2020.