A Kraft Heinz está cortando 2.500 empregos nos Estados Unidos e Canadá, pouco mais de um mês depois da conclusão da fusão arquitetada pela 3G Capital e pela Berkshire Hathaway.kraft heinz

O corte inclui 700 das 1.900 pessoas que trabalham na sede da empresa em Northfield, Illinois, um subúrbio de Chicago. (A empresa tem outra sede em Pittsburgh, Pensilvânia, que era a sede original da Heinz. Nos 18 meses depois da compra da Heinz pelo consórcio 3G/Berkshire, a empresa cortou 20% de seus funcionários.)

Antes dos cortes, a Kraft Heinz tinha 46.000 funcionários no mundo todo.

“Nossa equipe de liderança analisou todos os aspectos do nosso negócio para assegurar que estamos operando da forma mais eficiente e eficaz possível,” o porta-voz da empresa, Michael Mullen, disse por email. “Desenvolvemos uma nova estrutura, mais leve, para simplificar, fortalecer e alavancar a escala da companhia. Esta nova estrutura elimina duplicações para possibilitar uma tomada de decisão mais rápida, maior responsabilização [accountability] e um crescimento acelerado.”

A companhia disse que está oferecendo aos demitidos pacotes com pelo menos seis salários e um serviço de realocação.

A Kraft também já anunciou que vai transferir sua sede em Northfield para o Aon Center, no centro de Chicago, a partir de 1 de janeiro.

Hoje, a empresa ocupa 65 mil metros quadrados em seu campus em Northfield, mas alugou apenas 15.800 metros quadrados no Aon Center, o equivalente a cinco andares — ou menos de 25% do espaço atual.

O objetivo da empresa, declarado durante a fusão, é cortar 1,5 bilhão de dólares em despesas anuais até o fim de 2017.