A IG4 — a gestora de infraestrutura que controla a Iguá Saneamento – vai mandatar um banco no Brasil e um no exterior para estruturar a melhor forma de participar nas privatizações da Sabesp e Copasa, o CEO Paulo Mattos disse ao Brazil Journal. 

Hoje, há duas possibilidades na mesa: fazer o IPO da IG4 Water, o veículo proprietário da gestora que tem 3% da Iguá e um ativo de tratamento de água no Peru e investir nas privatizações por meio desse veículo; ou criar um veículo exclusivo para fazer este movimento. 

11311 c5da4b0d bee8 9b83 1807 b4dd650f0505“Ainda estamos definindo o formato exato, mas temos muito interesse em participar dessas privatizações. Temos conhecimento do setor e um time muito especializado que pode agregar muito nessas duas empresas,” disse Paulo. 

O modelo da privatização tanto da Sabesp quanto da Copasa ainda não foi definido — mas o mais provável é que elas sigam o mesmo modelo da Eletrobras, com a empresa fazendo um follow-on que dilua a participação do Governo. 

Se este for o formato, Paulo disse que a intenção da IG4 é se tornar um acionista de referência nessas empresas. 

Em tese, a IG4 poderia participar dessas privatizações por meio da Iguá, mas a empresa “tem sua governança própria e é focada em investir em ativos de capital privado,” disse Paulo. “Essas empresas são listadas em Bolsa e são muito grandes.”

A IG4 também tem planos de investir em ativos no exterior. A gestora já é dona de uma planta de tratamento de água em Lima, no Peru, que atende 2,5 milhões de pessoas, e está avaliando entrar no mercado de minas de água no Midwest dos Estados Unidos, em parceria com uma gestora de lá.

A gestora também está estudando oportunidades na Indonésia, por exemplo na concessão de água de Jacarta, a capital do país. 

Essa concessão foi arrematada no início do ano pela Moya Water, uma empresa listada em Singapura, e a IG4 está negociando com a Moya fazer uma injeção primária de capital que a tornaria sócia da concessão. 

Para tocar esses projetos, a IG4 acaba de contratar Roberto Barbuti, o ex-CEO da Corsan que foi responsável pelo turnaround da Companhia Riograndense de Saneamento e, posteriormente, pela privatização da estatal com sua venda para a Aegea. 

Barbuti está assumindo como senior advisor da IG4.