Uma campanha do iFood no TikTok viralizou e atingiu mais de 69 milhões de visualizações em apenas 48 horas — mostrando o poder de campanhas que trabalham o engajamento do consumidor (e a força da rede social chinesa).

Na campanha, o iFood pede que as pessoas criem paródias da música ‘Pede iFood Já’ — o jingle que a empresa criou há um mês e vem sendo veiculado em diversas mídias. 

boopo maira mendoncaPara o impulso inicial, a empresa contratou cinco influenciadores do TikTok que juntos somam quase 30 milhões de seguidores. 

Os influencers gravaram suas próprias versões do jingle e exortaram seu exército de seguidores a fazer o mesmo. Mais de 1.300 pessoas já seguiram o chamado — com vídeos bem humorados e, algumas vezes, extremamente elaborados.

“É uma campanha muito simples, com um jingle curto, mas que é feita justamente para grudar como um chiclete na cabeça das pessoas,” Mairá Mendonça, a head de marketing do iFood, disse ao Brazil Journal. 

A campanha é a primeira criada pela DM9 para o iFood. A agência assumiu a conta em maio substituindo a SUNO United Creators, que atendia o iFood há anos. 

A estratégia de branding, no entanto, foi desenhada pela N Ideias, de Nizan Guanaes. “Essa campanha tem o poder de propagar, de repetir, de virar realmente um bordão,” disse Nizan.

Nizan compara o jingle com outras trilhas icônicas criadas por ele, como o ‘Pipoca e Guaraná’ (para a Ambev), o ‘Feito para Você’ (Itaú) e o ‘Nós somos mamíferos’ (Parmalat). 

boopo nizan guanaes“Propaganda é uma coisa que precisa virar assunto. Se não virar assunto, ela não cumpriu o seu papel,” Nizan disse ao Brazil Journal. “Essa campanha está fazendo justamente isso. Chegar a 69 milhões de views em dois dias não é para qualquer um.”

A peça no TikTok é a etapa mais recente de uma campanha maior que começou há um mês, com a criação do jingle.

De lá para cá, o iFood veiculou vídeos de 15 segundos com o jingle de fundo e uma letra que falava de cada um dos alimentos mais pedidos no delivery: hambúrguer, pizza, carne e açaí. 

Na sequência, a empresa veiculou um vídeo de 30 segundos com um conceito mais amplo, falando dos diferentes momentos de consumo do iFood.

Segundo Mairá, o objetivo da campanha é tanto de branding quanto de conversão, e ela ainda tem “muitas fases pela frente.” 

A próxima etapa será lançar peças em vídeo com alguns personagens como protagonistas. A primeira vai ser uma do Dia dos Avós, que vai mostrar os avós mimando os netos com comida. A segunda vai mostrar pessoas que vão para a balada e pedem iFood no ‘after’. E a terceira vai focar nas pessoas que pedem o iFood no intervalo dos jogos. 

“Queremos dar consistência a esse jingle. Realmente grudar na cabeça das pessoas,” disse ela.