Depois de investir numa empresa de realidade virtual e numa editora de histórias em quadrinhos, James Murdoch — o herdeiro mais novo de Rupert — está usando os US$ 2 bilhões que ganhou com a venda da 21st Century Fox para comprar uma fatia minoritária da Vice, o grupo de mídia famoso por seus vídeos e matérias especiais (e muitas vezes bizarras) voltadas para os millennials.

Segundo o Financial Times, que deu a notícia em primeira mão, Murdoch avaliou a Vice em US$ 4 bilhões. 

O valor do aporte não foi revelado. 

O investimento vem pouco depois do grupo de mídia comprar a Refinery29, um site de lifestyle voltado para mulheres jovens, e num momento complicado para a Vice, que tem sofrido para encontrar formas de rentabilizar o conteúdo digital e viu seu valuation despencar nos últimos dois anos. 

Em 2017, quando a gestora de private equity TPG comprou uma fatia minoritária da Vice, ela havia sido avaliada em mais de U$ 5,7 bilhões. 

A relação de Murdoch com a Vice é antiga — e explica em parte o investimento. 

O empresário está no board do grupo desde 2013, quando a 21st Century Fox investiu na empresa, e é amigo de Jesse Angelo, o ex-publisher do New York Post que assumiu recentemente o comando da área de notícias e entretenimento da Vice. 

Fundada em 1994, a Vice ganhou fama por apostar num nicho pouco explorado no mercado de notícias: os millennials. Com vídeos e matérias com assuntos curiosos e às vezes bizarros, ela conseguiu atrair uma audiência que se mostrava indiferente à mídia tradicional. 

Para entender o estilo da Vice, basta uma navegação rápida em seu site. 

Na home do site brasileiro, algumas notícias em destaque hoje são: “Meu ex me deletou do Instagram dele porque eu não combinava com sua nova estética”; “Como o novo funk proibidão reflete a crise de segurança do Rio”; e por quê não? “Dei um rastreador de fitness pro meu gato e os resultados foram preocupantes”.

ARQUIVO BJ:

James Murdoch está apostando em entretenimento