O Grupo Santa — a maior rede hospitalar do centro-oeste — acaba de adquirir o controle da One Care, em sua primeira incursão no Estado de São Paulo e num movimento que deve ser um primeiro passo de uma expansão maior na região.

Fundada em 2019, a One Care é dona de um hospital de alta complexidade em Bauru que será inaugurado nos próximos três meses e terá 170 leitos operacionais. 

Ela também é dona do Villagio, um complexo com centro cirúrgico, centro de infusão, consultórios médicos e serviços ambulatoriais; e do Espaço Saúde, focado em medicina diagnóstica. 

O Grupo Santa está comprando 51% da One Care por um valor não revelado. 

A One Care foi fundada por um grupo de médicos liderados pelo Dr. Marlon Barbosa, que é o CEO da companhia e vai continuar liderando a operação depois da aquisição. 

A transação é a primeira do Grupo Santa desde que a Atlântica Hospitais, da Bradesco Seguros, adquiriu 20% do capital da empresa, injetando recursos para a expansão da empresa. 

“Desde o investimento da Atlântica estamos buscando entrar em novas praças para nos consolidar como uma plataforma nacional,” o CEO do Grupo Santa, Gustavo Fiuza, disse ao Brazil Journal. “Começamos a conversar com a One Care há um ano e meio e entendemos que agora era o momento oportuno de explorar o interior de São Paulo.”

A região de Bauru e proximidades não tem uma oferta de hospitais ‘premium’, tendo apenas hospitais mais acessíveis como a Hapvida e a Unimed. 

“Quando um paciente dessas regiões quer um hospital com mais recursos tecnológicos e assistenciais, ele acaba tendo que ir para outras cidades, como Ribeirão Preto, Campinas ou até mesmo a capital,” disse ele. 

“Estamos construindo um hospital com os recursos mais modernos que existem, seja de execução de medicina diagnóstica, seja de software para leitura e auxílio dos médicos, para que esses pacientes possam ser atendidos perto de casa.”

O novo hospital em Bauru — que vai se chamar Hospital Santa Lúcia Bauru — já deve abrir as portas com uma boa taxa de ocupação. Dada a relação societária das duas empresas, o hospital já deverá ter o credenciamento da Bradesco Seguros, que tem uma carteira de 14 mil clientes na região e com perspectiva de crescimento. 

O plano do Grupo Santa não é parar em Bauru. Segundo o CEO, a companhia pretende levar o modelo de atendimento que está criando na cidade para outras praças próximas, desenvolvendo um ‘hub de hospitais premium’ no interior de São Paulo. 

A companhia tem fôlego para isso. Fiuza disse que com a aquisição de hoje e os dois projetos greenfield e brownfield que ela está construindo no centro-oeste, o Grupo Santa ainda tem recursos do investimento da Atlântica para novos projetos. 

“Temos bastante coisa no pipeline, desde projetos maiores de natureza transformacional até projetos menores de hospitais que têm nos procurado,” disse ele, acrescentando que um projeto transformacional seria uma fusão com um player de tamanho parecido com o deles.