A Gran Cursos — uma edtech de cursos preparatórios que já fatura mais de R$ 300 milhões — acaba de fazer um investimento minoritário na SoulCode Academy, que atua na formação de devs para empresas.

A transação inclui ainda uma opção de compra para adquirir 100% do capital, que poderá ser exercida em até seis anos.

A aquisição vai permitir à Gran Cursos diversificar suas receitas para além dos cursos preparatórios para concursos públicos, o nicho de mercado onde ela nasceu e cresceu nos últimos dez anos. 

Gabriel granjeiroEla também posiciona a Gran Cursos no que talvez seja o mercado mais ‘quente’ e demandado da educação hoje: os cursos de programação.

“A falta de profissionais nessa área é brutal. É até difícil de quantificar porque é aquela história, se tivesse mais profissionais o número de vagas abertas talvez fosse até maior,” Gabriel Granjeiro, o cofundador da Gran Cursos, disse ao Brazil Journal. “Queríamos entrar nessa área e vimos que a melhor forma seria com uma parceria com algum player relevante.”

A SoulCode opera num modelo B2B: os alunos fazem a formação de forma gratuita e quem paga a conta são as empresas, que contratam a SoulCode para ajudá-las a preencher suas vagas de tecnologia.

A SoulCode já atende empresas como Accenture, KPMG, UOL, Santander, Raízen e Eletromidia. 

As formações duram de 3 a 4 meses e somam 800 horas de curso. O foco é tanto na parte técnica da programação, quanto em soft skill e em inglês.

A SoulCode recebe mais de 2.000 inscrições para cada turma de 50 alunos que abre, disse Carmela Borst, uma das fundadoras e uma ex-executiva da Oracle. 

Hoje, os alunos que não passam são enviados para uma plataforma online gratuita de preparação para o processo seletivo, desenvolvida pela própria SoulCode. 

Com a transação, a ideia das duas empresas é criar uma plataforma B2C de cursos de tecnologia aos moldes do que a Alura faz. Essa plataforma vai ter cursos de várias especialidades — do frontend ao backend, do UX designer ao data science — e a preços acessíveis. 

O objetivo é chegar a 100 mil assinantes dessa plataforma em 2025, quando a vertical de coding deve representar de 15% a 20% do faturamento da Gran Cursos. 

A transação de hoje vem pouco mais de um ano depois do BTG Pactual investir R$ 105 milhões na Gran Cursos por meio de seu fundo de impacto. 

A ideia com a rodada — a primeira da história da Gran Cursos — era justamente executar uma estratégia de M&As com foco na diversificação da receita. 

De lá para cá, a Gran Cursos já comprou o UniBagozzi, um centro universitário em Curitiba que vai servir de plataforma para sua expansão no ensino superior. A ideia é lançar graduações e pós-graduações online ainda este ano.