A Bertelsmann, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, está comprando toda a participação que a gestora de private equity Crescera ainda tinha na Afya, a companhia de educação médica.

A Crescera criou a Afya como uma plataforma de consolidação de ativos de educação médica, e abriu o capital da companhia na Nasdaq em 2019. Depois de vendas parciais, a gestora ainda tinha 25% da companhia, que vale US$ 2,3 bilhões e recentemente recebeu um aporte do Softbank. 

A Bertelsmann é dona de nomes como a Penguin Randon House, uma das maiores editoras de livros em língua inglesa do mundo; a Gruner + Jahr, uma das maiores editoras de revista da Alemanha; e a BMG, a quarta maior gravadora de música do mundo.  

No Brasil, o conglomerado já havia feito um investimento no setor de educação: a Affero, uma startup de educação corporativa. 

A relação da Bertelsmann com a Crescera já vem de longa data: o grupo investe há anos nos fundos da gestora — inclusive no Crescera Growth III, que detinha a participação na Afya.

Com a aquisição, a Bertelsmann está indicando seu managing director no Brasil, Daulins Emilio, para o conselho da Afya.

Com a venda de hoje, a Crescera termina de desinvestir seu fundo Growth III, que foi levantado em 2014 e só tinha o investimento da Afya na carteira.