A Gap já tentou alguns turnarounds nos últimos anos, mas nunca conseguiu recuperar os seus dias de glória.
Para tentar mais uma vez, ela acaba de contratar o executivo que revigorou a Barbie e fez da boneca novamente um sucesso internacional.
A varejista americana – que também é dona da Banana Republic, Old Navy e Athleta – disse hoje que seu novo CEO será Richard Dickson, o atual presidente e chief operating officer da Mattel.
Dickson trabalha na fabricante de brinquedos há mais de duas décadas e conhece bem o desafio que terá pela frente: ele está no conselho da Gap desde novembro.
Na liderança da Mattel, Dickson foi um dos responsáveis por reposicionar com sucesso a imagem da Barbie numa estratégia lançada em 2016.
De lá pra cá, a Mattel lançou Barbies com diferentes cores de pele e silhuetas, investiu em collabs e conseguiu renovar o seu público – culminando com o sucesso do filme que estreou semana passada. No primeiro fim de semana de exibição, Barbie arrecadou mais de US$ 350 milhões nas bilheterias de todo o mundo.
O trimestre da Mattel reportado hoje, entretanto, não reflete este “momento Barbie.” As vendas do segundo semestre caíram 12% em relação ao ano passado.
Dickson assumirá a Gap em 22 de agosto. Sua contratação ocorreu depois de uma longa busca; o cargo estava vago desde julho do ano passado após a saída de Sonia Synga.
As ações da Gap, que vinham acumulando perdas nos últimos meses por causa das sucessivas quedas nas vendas das marcas do grupo, fecharam o dia com alta de 7,7%.
A Gap vale US$ 3,6 bi na Bolsa.
SAIBA MAIS
It’s a Barbie world: os ingredientes de uma campanha viral de sucesso