A FSB está lançando uma nova agência para assessorar empresas em sua transformação digital, incluindo a criação de canais de venda digital.

A agência, batizada de F5 Growth Business, é uma sociedade da FSB com Renato Mendes, o ex-chefe do marketing da Netshoes e co-fundador da Organica, a aceleradora de startups.

O investimento é o primeiro da FSB — a maior empresa de empresas de relações públicas do Brasil — fora de seu core business, e uma forma da empresa ativar seu portfólio de mais de 200 empresas-clientes, o CEO Marcos Trindade disse ao Brazil Journal.

“A partir de uma metodologia baseada na lógica de growth, colocamos o consumidor no centro da estratégia de negócios, analisamos dados, elaboramos hipóteses e rodamos testes para encontrar e escalar soluções”, disse Mendes — apropriadamente, o autor do best-seller “Mude ou Morra”.

O nome da agência, F5, remete à tecla do computador cuja função é dar “refresh” (refrescar, no caso, o modelo de negócios).

A F5 já nasce com clientes como o Banco BV, Saúde ID (a plataforma digital do Grupo Fleury) e John Deere. 

Diego Ruiz, o sócio da FSB à frente do projeto, disse que a F5 vai ser “uma consultoria contemporânea, que constrói estratégias no ambiente digital se valendo das melhores práticas da nova economia.”

A FSB faturou R$ 253 milhões ano passado entre seus vários negócios. Nos últimos três anos, o grupo expandiu a atuação de seu instituto de pesquisa e criou uma plataforma de conteúdo (a Bússola). Em setembro de 2018, no primeiro M&A de sua história, comprou a agência Loures, criada pelo ex-chefe de comunicação da Ambev, Alexandre Loures.