Numa coletiva agora há pouco, uma porta-voz do governo americano disse que a JBS notificou a Casa Branca sobre o ciberataque que sofreu no fim de semana.

A JBS USA disse ao Governo Biden que o ataque parece ter vindo de hackers da Rússia. A JBS Austrália também foi alvejada.

A revelação de que o ataque tem origem russa vem 15 dias antes da reunião entre Biden e Putin, marcada para o dia 16 em Genebra, e mostra como as operações globais da JBS estão sujeitas a um risco geopolítico que — até por nossa irrelevância — não existe no Brasil.

O ataque à JBS vem menos de um mês depois do ataque ao Colonial Pipeline, que comprometeu o fornecimento de combustível na Costa Leste. O Colonial transporta 2,5 milhões de barris de petróleo por dia — o que representa 45% de todo o suprimento de gasolina, diesel e combustível de aviação da Costa Leste. 

A JBS USA disse que não há evidência de que qualquer cliente, fornecedor ou funcionário tenha tido seus dados comprometidos como resultado do ataque, mas a Bloomberg está reportando que diversas plantas processadoras de carne fecharam de ontem para hoje.  O FBI está no caso.