O Fleury anunciou hoje cedo um aumento de capital de até R$ 1,2 bilhão que vai turbinar a estratégia de M&A e o crescimento orgânico da rede de laboratórios. 

Os recursos também devem reduzir a alavancagem da companhia, que subiria para cerca de 2x o EBITDA proforma após a fusão com o Hermes Pardini. 

10461 89b953cc 64e1 0005 0001 5991a436316bCom o aumento de capital, a CEO Jeane Tsutsui vai reduzir esse múltiplo para 1,2x. 

“Ainda que tenhamos gostado da fusão com o Pardini, desde o dia 1 nunca achamos que um aumento de capital seria necessário (já que a alavancagem de muitas empresas que cobrimos está acima de 2x),” escreveu o analista Samuel Alves, do BTG. 

“Mas desde a fusão o Fleury anunciou vários pequenos movimentos inorgânicos, mostrando que sua agenda de M&As continua intacta.”

A oferta pode chegar a 70,5 milhões de ações, implicando uma diluição relevante de 22% para os atuais acionistas. 

A oferta será a R$ 17,27 por ação, um desconto de 6,5% em relação ao fechamento de sexta. (O preço foi determinado com base na média dos últimos 30 pregões.)

Para a oferta sair, o mínimo exigido é que 34,8 milhões de novas ações sejam subscritas (48% da oferta máxima). 

Mas na prática, a oferta já está garantida: o bloco de controle do Fleury – Bradesco e alguns sócios fundadores dos laboratórios que compõem o grupo – já sinalizou que vai subscrever a totalidade de seus direitos, o que garante metade da oferta. 

O Fleury disse que os recursos serão usados para continuar com sua estratégia de M&As; para financiar a expansão orgânica da companhia, com a abertura de novos laboratórios e clínicas; e para desalavancar a empresa. 

O movimento já parecia estar em parte precificado. A ação do Fleury cai apenas 1,25% hoje.

Há quatro meses, ao anunciar a fusão com o Pardini, o Fleury já havia dito que provavelmente faria um aumento de capital privado ou um follow-on o que inicialmente desagradou parte dos analistas.

Para o BTG, o Fleury está negociando com um valuation barato – 14x o lucro estimado para o ano que vem – mas um rerating da ação vai depender da alocação de capital e da captura das sinergias com o Pardini.