Com sua dívida quase zerada, a Unipar está estudando pelo menos cinco ativos para aquisições que gerem novas oportunidades de crescimento, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

As alternativas estratégicas sendo analisadas incluem ativos nos EUA, México, Europa e no Brasil, onde a companhia é tida como uma compradora lógica para a Oxiteno, recentemente colocada à venda pela Ultrapar.

10962 a3896f97 36e7 9c7b 4cfc 0e954fa408d0A atividade vem num momento em que a Unipar terminou de digerir a aquisição da Indupa-Solvay, comprada no final de 2016, e se desalavancou.  Mas o movimento não é novo. O chairman da companhia, Frank Geyer Abubakir, e o CEO Mauricio Russomanno começaram a estudar alvos em janeiro do ano passado, antes da pandemia eclodir.

A companhia está procurando ativos que tragam diversificação geográfica.

Nesta quinta-feira, a ação da Unipar atingiu uma nova máxima histórica na B3, dando à companhia um valor de mercado de R$ 5,2 bilhões.

A performance do papel acontece apesar do preços de termoplásticos ainda não estarem no melhor momento do ciclo. Nos últimos três meses, no entanto, a demanda global por PVC explodiu, pressionando os preços para cima.

A maior parte do faturamento da Unipar vem da venda de PVC, que desabou durante a primeira fase da pandemia e em seguida voltou em V. Os outros dois produtos da empresa são cloro e soda.