O Facebook acaba de alugar 30% do edifício B32, um prédio de escritórios triple-A que acaba de ficar pronto na Avenida Faria Lima, na esquina com a Rua Leopoldo Couto de Magalhães. 

Segundo brokers do mercado imobiliário, o Facebook está pagando entre R$ 180 e R$ 200 o metro quadrado. 

Ainda que com uma carência longa (estimada por alguns em 18 meses), a transação parece reafirmar os preços do mercado de escritórios num momento em que a adoção do home office alimenta ceticismo sobre o segmento. 

Com a chegada do Facebook, o B32 agora está 60% locado, e todos os outros inquilinos também são empresas de tecnologia — uma aparente mudança de paradigma na Faria Lima, tradicionalmente dominada por escritórios de advocacia e pelo setor financeiro. 

As negociações entre o Facebook e os proprietários duraram quase um ano e sempre foram objeto de especulação no mercado, mas o contrato só foi assinado há duas semanas. 

O B32 foi incorporado pela Faria Lima Prime Properties, que tem como maior acionista a Partage, a holding imobiliária da família Baptista, uma das sócias do laboratório Aché e um dos maiores investidores imobiliários de São Paulo. O projeto é de Rafael Birmann, o incorporador que trouxe o conceito de edifícios triple-A para o Brasil.

Uma fonte próxima à transação disse que, apesar do que já estava combinado, o Facebook poderia ter usado a pandemia para desistir do negócio, mas decidiu ir adiante. 

A grande dúvida do mercado agora é se o Facebook vai abandonar o Infinity — o triple-A que também é sede do Credit Suisse e da Goldman Sachs — ou se o B32 representará espaço adicional para sua operação brasileira.

SAIBA MAIS

JHSF, Birmann e multiuso no Extra Itaim: vem aí a ‘nova Leopoldo’