A Espaçolaser, a maior rede de clínicas de depilação do País, quer levantar R$ 2 bilhões num IPO que deve vir a mercado em janeiro, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

Com 550 lojas, a Espaçolaser é de longe a maior rede de depilação do País, sete vezes maior que a segunda colocada em número de lojas, a Via Laser. A Espaçolaser fatura R$ 1,2 bilhão por ano e tem crescido sua receita entre 35% e 40% ao ano nos últimos cinco anos. 

Segundo pessoas que conhecem o negócio, a operação tem uma margem EBITDA acima de 30%, e o alto preço dos tratamentos e a baixa metragem das lojas acabam gerando um dos maiores retornos sobre o capital investido (ROIC) do setor de serviços: acima de 50%. 

Cerca de metade dos recursos da oferta vão para o caixa da companhia, que está executando um plano agressivo de comprar seus franqueados, seguindo a estratégia usada pelo Burger King Brasil quando fez seu IPO.

A Espaçolaser também é dona da Estúdio Face, uma rede (ainda incipiente) de aplicação de toxina botulínica — ‘botox’ para os íntimos. 

A Espaçolaser foi fundada em 2002 pelo médico dermatologista Ygor Moura, que viu a oportunidade de escalar um procedimento que ele fazia no consultório: a depilação definitiva a laser. 

Ygor e seus dois cofundadores — Paulo Morais e Tito Pinto — foram atrás de parceiros para criar uma plataforma e comprar as máquinas. Um sócio de primeira hora foi o empresário José Carlos Semenzato, dono do Grupo SMZTO e um dos maiores especialistas em franquias do Brasil.

Semenzato, por sua vez, trouxe Xuxa Meneghel, que foi garota-propaganda da empresa por muitos anos e também é acionista. 

Em 2016, o fundo de private equity L Catterton comprou 33% da companhia, que então tinha apenas 70 lojas. 

O potencial de crescimento da companhia é de arrancar os pelos: a depilação a laser hoje representa apenas 5% de todo o mercado de depilação. 

Os coordenadores da oferta são Itaú BBA, Santander e Goldman Sachs.