A Endeavor acaba de anunciar uma mudança em sua gestão no Brasil. Maria Teresa Fornea, a fundadora da Bcredi, assume como diretora-geral. Cesar Carvalho, fundador da Wellhub, é o novo chairman.
Tetê, como é mais conhecida, terá a missão de implementar o plano desenhado por seu antecessor, Anderson Thees: ajudar empresas brasileiras a ganhar escala global.
“Precisamos apoiar os empreendedores não apenas no momento em que eles criam os negócios, mas na jornada,” Tetê disse ao Brazil Journal.
Para isso, a Endeavor vai mapear as startups com maior potencial de crescimento em razão do perfil e dos mercados em que atuam. A ideia é dar prioridade aos setores em que o Brasil tem diferencial competitivo, como energia, serviços financeiros e agronegócio.
A partir daí, vai acelerar as conexões entre os empreendedores no Brasil e mentores globais para ajudar na expansão em diferentes mercados.
“Esse plano obviamente requer mais de um ano para ser colocado em prática, então achei melhor sair com o desenho concluído e antes da implementação,” disse Thees, que assumiu em agosto de 2024 com o compromisso de ficar dois anos no cargo e concluir o planejamento estratégico nesse período.
“O Brasil precisa entrar no mapa do empreendedorismo. Hoje, temos poucos exemplos de startups que se tornaram negócios globais,” diz Tetê. Um deles é a Wellhub, fundada em 2012 por Cesar Carvalho e hoje presente em 11 países.
Como chairman, Carvalho substitui Sergio Furio, o fundador da Creditas, que estava na posição desde 2023 e continuará no conselho.
Tetê contou com o apoio da Endeavor na expansão da Bcredi, uma fintech especializada em crédito com garantias que foi vendida para a Creditas em 2021.
Antes da Bcredi, ela participou da estruturação da vertical de crédito imobiliário no Banco Bari (antigo Barigui, do qual sua família é acionista).
De 2021 a 2024, foi vice-presidente da Creditas e, atualmente, é advisor da Bold.t Capital, gestora focada em investimentos climáticos.
A Endeavor também anunciou que a advogada Fabiana Fagundes, sócia do FM/Derraik, e Carlos Pessoa Filho, diretor da G2D Investments, passam a integrar o board of trustees, que reúne associados de longa data. Também fazem parte deste comitê Marília Rocca, Paulo Veras e Wilson Poit.