A Endeavor acaba de anunciar uma mudança em sua gestão no Brasil. Maria Teresa Fornea, a fundadora da Bcredi, assume como diretora-geral. Cesar Carvalho, fundador da Wellhub, é o novo chairman.

Tetê, como é mais conhecida, terá a missão de implementar o plano desenhado por seu antecessor, Anderson Thees: ajudar empresas brasileiras a ganhar escala global.

“Precisamos apoiar os empreendedores não apenas no momento em que eles criam os negócios, mas na jornada,” Tetê disse ao Brazil Journal.

08 19 Maria Teresa Fornea ok

Para isso, a Endeavor vai mapear as startups com maior potencial de crescimento em razão do perfil e dos  mercados em que atuam. A ideia é dar prioridade aos setores em que o Brasil tem diferencial competitivo, como energia, serviços financeiros e agronegócio.   

A partir daí, vai acelerar as conexões entre os empreendedores no Brasil e mentores globais para ajudar na expansão em diferentes mercados. 

“Esse plano obviamente requer mais de um ano para ser colocado em prática, então achei melhor sair com o desenho concluído e antes da implementação,” disse Thees, que assumiu em agosto de 2024 com o compromisso de ficar dois anos no cargo e concluir o planejamento estratégico nesse período. 

10373 3cbf4a3b 105f 0006 02d7 746adec43a24

“O Brasil precisa entrar no mapa do empreendedorismo. Hoje, temos poucos exemplos de startups que se tornaram negócios globais,” diz Tetê. Um deles é a Wellhub, fundada em 2012 por Cesar Carvalho e hoje presente em 11 países. 

Como chairman, Carvalho substitui Sergio Furio, o fundador da Creditas, que estava na posição desde 2023 e continuará no conselho.

Tetê contou com o apoio da Endeavor na expansão da Bcredi, uma fintech especializada em crédito com garantias que foi vendida para a Creditas em 2021. 

Antes da Bcredi, ela participou da estruturação da vertical de crédito imobiliário no Banco Bari (antigo Barigui, do qual sua família é acionista). 

De 2021 a 2024, foi vice-presidente da Creditas e, atualmente, é advisor da Bold.t Capital, gestora focada em investimentos climáticos. 

A Endeavor também anunciou que a advogada Fabiana Fagundes, sócia do FM/Derraik, e Carlos Pessoa Filho, diretor da G2D Investments, passam a integrar o board of trustees, que reúne associados de longa data. Também fazem parte deste comitê Marília Rocca, Paulo Veras e Wilson Poit.