As empresas de educação caem na BM&F Bovespa com a informação de que o Governo atrasou o repasse de recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para as empresas em junho.

A informação foi divulgada hoje por um banco de investimentos e uma empresa de capital fechado durante visita a investidores.

Ambas as fontes afirmam que o Governo deixou de repassar um quarto do valor do FIES referente a junho, mas espera regularizar o pagamento em agosto.

O FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a educação superior de estudantes matriculados em universidades particulares. Desde 2012, o crescente sucesso do programa ajudou a turbinar as ações das empresas do setor.

Além de demandar mais capital de giro das empresas no curto prazo, o atraso nos repasses chama a atenção para o risco (frequentemente relevado) do investimento no setor: o fato de que, com o FIES, uma parte do fluxo de caixa das empresas ficou dependente de recursos federais num momento em que as contas fiscais estão cada vez mais apertadas.

Um investidor que conhece bem o setor disse que estes atrasos têm acontecido “aqui e ali” desde o fim do ano passado. As próprias empresas do setor têm falado do assunto em suas interações com o mercado.

“O mercado tem assumido que esses atrasos são parte do esforço do governo de produzir números fiscais melhores,” disse um gestor. “O consenso do mercado, no entanto, ainda é de que os atrasos são probemas pontuais e não estruturais.”

No final da tarde, Kroton cai 2.5%, Estácio cai 2% e Anima cai 1.5%.