Em uma cruzada pessoal, Alfred Nobel tentava fazer com que a nitroglicerina fosse mais segura de se manejar. Mas um acidente em uma de suas experiências matou seu irmão mais novo, Emil.

Desistir naquele momento seria deixar a morte do irmão em vão. Três anos depois, em 1867, Nobel descobre o que viria a se tornar sua maior invenção: a dinamite.

Ao misturar nitroglicerina com uma substância chamada kieselguhr, o composto se transformava numa pasta, tornando-o muito mais fácil de transportar. Nascia o primeiro explosivo seguro.

A invenção se torna um sucesso imediato principalmente com empresas de engenharia, que podiam utilizar aquilo na abertura de canais, túneis, mineração e outras atividades. Através de patentes e licenciamentos, Nobel faz fortuna com sua maior invenção.

No entanto, em 1888, sua vida é virada ao avesso.

Ao abrir o jornal, ele lê seu próprio obituário na primeira capa. “O mercador da morte está morto”, dizia a reportagem.

A notícia o condenava por suas invenções, dizendo que ele havia deixado o mundo pior, e o criticava como alguém que havia se tornado rico encontrando maneiras de mutilar e matar inocentes.

O jornal francês havia noticiado a morte de Nobel erroneamente. (Na verdade, era seu irmão Ludwig quem havia falecido.)

O episódio mexeu muito com Nobel, que começou a se perguntar: “É esse o legado que estou deixando?”, “É assim que as pessoas lembrarão de mim?”

Como um químico, que transforma os elementos que tem à mão, Alfred Nobel fez o mesmo com sua vida. O incidente lhe deu a chance de reescrever sua história.

Em 1895, Alfred Nobel escreve seu testamento doando praticamente todos os seus bens – algo em torno de US$ 265 milhões nos dias de hoje – para criar uma fundação que ligaria para sempre seu nome à vida. Assim nascia o prêmio Nobel.

“Todos os meus ativos devem ser desembolsados da seguinte forma: o capital deve constituir um fundo, cujos juros serão distribuídos anualmente como prêmios para aqueles que, durante o ano anterior, tiverem conferido o maior benefício à humanidade.

Os juros devem ser divididos em cinco partes iguais e distribuídas da seguinte forma: uma parte para a pessoa que fez a descoberta ou invenção mais importante no campo da física; uma parte para a pessoa que fez a descoberta ou aprimoramento químico mais importante; uma parte para a pessoa que fez a descoberta mais importante no domínio da fisiologia ou da medicina; uma parte para a pessoa que, no campo da literatura, produziu a obra mais destacada em uma direção idealista; e uma parte para a pessoa que fez o máximo ou o melhor para promover a comunhão entre as nações, a abolição ou redução dos exércitos permanentes e o estabelecimento e promoção de congressos de paz.” 

Assim reza seu testamento. (O prêmio de Economia foi adicionado mais tarde, em 1968.)

Nobel reescreveu seu legado. Até hoje, o prêmio é distribuído todo 10 de dezembro, o aniversário de sua morte. Desde sua criação, 975 pessoas e organizações foram laureadas.

Que em 2022 todos possamos repensar nossas vidas e reescrever nosso legado.

Daniel Haddad é o chief investment officer da Avenue Securities.