O fundador do Nubank, David Vélez, e sua esposa, Mariel Reyes, se tornaram signatários da “The Giving Pledge”, o compromisso filantrópico de doar a maior parte de sua fortuna em vida.
 
A Giving Pledge foi iniciada pelo casal Bill e Melinda Gates e Warren Buffett em 2010, e já teve adesão de mais de 200 famílias bilionárias de mais de 20 países, que juntos já se comprometeram a doar estimados US$ 600 bilhões. 
 
Vélez é colombiano e criou o Nubank no Brasil para penetrar um dos mercados bancários mais concentrados do mundo. Na última rodada de capitalização, o banco digital foi avaliado em US$ 30 bilhões e agora prepara um IPO.
 
Mariel nasceu no Peru, é economista e trabalhou no Banco Mundial. Há seis anos, ela está à frente da startup reprograma, que treina mulheres vulneráveis para trabalhar com programação. 
 
Na carta de adesão publicada hoje, o casal faz uma reflexão sobre o potencial e a pobreza da América Latina onde cresceram.
 
Eles reconhecem que tiveram a sorte de ter uma base familiar que lhes deu apoio, estudo e oportunidades. Segundo o texto, também veio da família a consciência social: o sentido da vida, dizem, está em fazer a diferença na vida dos outros. 
 
O casal vai doar a maior parte de sua fortuna e energia para a filantropia daqui para a frente, mas o texto não fala valores. O foco será desenvolver uma plataforma que vai reunir oportunidades de trabalho para crianças e jovens vulneráveis na América Latina. 
 
O casal se junta a Elie Horn, o fundador da Cyrela, como os únicos signatários da The Giving Pledge na América Latina.

RECORDAR É VIVER

Bilionário hoje, Elie Horn quer ser rico na eternidade