O grupo Cruzeiro do Sul está na fase final para fechar a compra das faculdades do Grupo Positivo por cerca de R$ 500 milhões, duas fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal

Com cerca de 25 mil alunos espalhados em oito campi, o grupo fundado por Oriovisto Guimarães tem uma marca forte no Paraná e grande potencial de expansão no ensino à distância, o principal foco do Cruzeiro do Sul. 

As universidades Positivo estão à venda há mais de um ano. Estácio e Ser Educacional chegaram a olhar o ativo, mas apresentaram propostas menores.

Se concretizado, este será o segundo evento de liquidez relevante do grupo Positivo neste ano. Em maio, a empresa vendeu sua área de sistemas de ensino para a Arco Educação por R$ 1,65 bilhão. 

O professor Oriovisto foi um dos oito fundadores do grupo, onde exerceu a presidência por 40 anos.  Em 2010, transferiu 20% do capital que detinha para seus filhos e em 2012 deixou a gestão da empresa para assumir outros empreendimentos e desafios profissionais. No ano passado, Oriovisto foi eleito senador pelo Paraná pelo Podemos. 

A transação marcaia mais uma etapa da expansão do Grupo Cruzeiro do Sul, que tem como acionista o GIC, o fundo soberano de Singapura, com cerca de 40% da companhia. Em 2018, o grupo já comprou os centros universitários Unipê e FSG, fazendo sua entrada no Nordeste e no Sul do País, respectivamente.

A aquisição mais recente foi da Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.